Filipa Franco entra na nova administração da Parpública. Nuno Pereira da Cruz vai liderar Assembleia Geral

Filipa Franco entra para o conselho de administração como vogal executiva para o mandato 2024-2026, enquanto Nuno Pereira da Cruz é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Filipa Franco

A Parpública informou esta sexta-feira, em comunicado à CMVM que foram eleitos, com efeitos a 1 de outubro de 2024, dois novos membros titulares dos órgãos sociais. Filipa Franco entra para o conselho de administração como vogal executiva para o mandato 2024-2026, enquanto o advogado Nuno Pereira da Cruz é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Filipa Franco, que entre 2017 e 2021 assumiu o cargo de head of listing na Euronext Lisbon, sendo responsável pela promoção do mercado de capitais em Portugal e acompanhamento das empresas cotadas, entra na nova equipa liderada por Joaquim Cadete, que substituiu José Realinho de Matos, afastado em agosto.

Este era o nome que faltava para completar a nova administração da Parpública, comandada agora pelo antigo diretor do mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Economics. João Pinhão regressa ao cargo de administrador financeiro da Parpública, que desempenhou entre 2020 e 2023, quando saiu para CFO da Companhia das Lezírias. Da equipa fazem ainda parte João Ferreira, que vem da Mercer Portugal, e Cristina Carvalho, jurista da Estamo e antiga sócia da sociedade de advogados CMS – Rui Pena, Arnaut.

Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Filipa Franco era até agora gestora e consultora nas áreas da mobilidade elétrica, do setor financeiro e do mercado de capitais, e dá aulas na pós-graduação de Análise Financeira e no MBA do lisboeta ISEG.

Foi também diretora de Corporate Finance do Banco EFISA e subdiretora de Corporate Finance do Banco de Investimento Global (BIG). Entre 2012 e 2015, durante o Governo de Pedro Passos Coelho, foi adjunta do secretário de Estado das Finanças, tendo estado envolvida em vários processos de privatização e concessão de serviços públicos.

Parpública gere participações do Estado em 19 empresas

A Parpública, sociedade de capitais públicos criada em 2000 e sucessora da Partest, concentra as participações empresariais do Estado. Atualmente tem sob a sua alçada as participações em 19 empresas, oito das quais com controlo exclusivo: Estamo (gestora dos ativos imobiliários do Estado), Florestgal, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a exploração agropecuária e florestal Companhia das Lezírias, o Circuito do Estoril, a Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB), a Fundiestamo e a Sagesecur (Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos de Investimento Valores Mobiliários).

Já a participação na Águas de Portugal é de 81%, seguindo-se a CVP, que gere o Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa (45%) e a falida Inapa com 44,89%. As participações geridas pela Parpública em outras empresas incluem a Galp Energia (8,02%), a MGI Capital (5%), o Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana (4,77%) e a Lisnave – tanto a divisão de estaleiros navais como de infraestruturas navais (2,97% e 2,08%, respetivamente).

É também de destacar a TAP, com uma participação de 1%, um dos dossiês mais ativos, nomeadamente numa altura em que se espera que o Governo avance com a privatização da companhia aérea. Na lista encontra-se ainda uma participação de 0,25% nos CTT – conhecida no início deste ano, embora tenha ocorrido entre 2020 e 2021 por ordem do anterior Governo -, assim como na Nos, ainda que a dimensão desta última não seja detalhada.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filipa Franco entra na nova administração da Parpública. Nuno Pereira da Cruz vai liderar Assembleia Geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião