Acionistas da seguradora Victoria classificados A+ pela Fitch Ratings

  • ECO Seguros
  • 18:29

Forte perfil empresarial do grupo, bem como as suas práticas de capitalização e reservas robustas foram argumentos para nota a refletir solidez A+.

A seguradora portuguesa Victoria Seguros anunciou que os ratings dos seus acionistas, a Societe Mutuelle d’Assurance du Batiment et des Travaux Publics (SMABTP), e da SMA S.A., receberam a classificação de ‘A+’ (Forte) pela Fitch Ratings, “uma das mais prestigiadas agências de classificação de risco de crédito a nível global” afirma um comunicado da empresa, sublinhando que “reflete a solidez financeira, a sustentabilidade das operações e a robusta capacidade de ambas as empresas para cumprir com as suas obrigações financeiras”.

Francisco Campilho, CEO da Victoria em Portugal, um grupo que valoriza a solidez financeira.

A Fitch Ratings baseou a sua avaliação em fatores chave como a posição de mercado do grupo SMABTP no setor de seguros e construção, a gestão prudente dos riscos e a sólida capitalização. “A classificação ‘A+’ reforça o compromisso contínuo do grupo em garantir estabilidade financeira e prosseguir uma estratégia de crescimento sustentável no longo prazo”, afirma a agência.

“Este reconhecimento da Fitch Ratings confirma a força e a confiança depositada no nosso acionista confirmando a capacidade do grupo para enfrentar os desafios do mercado segurador, com resiliência e inovação”, afirmou fonte da Comissão Executiva da Victoria Seguros.

A capitalização do grupo continua a ser um ponto forte para a atual avaliação de rating. Segundo o relatório divulgado pela Fitch, no final de 2023, o grupo obteve a classificação de “Extremamente Forte” no modelo Prism Global da Fitch e o seu rácio Solvência II (S2) situava-se a um nível muito elevado de 250% (final de 2022: 315%), excluindo as medidas transitórias.

A descida do rácio S2 deveu-se principalmente à aquisição da resseguradora CCR Re, em 2023, exclusivamente a dinheiro. O Finantial Leverage Ratio (FLR) aumentou de 3% no final de 2022 para 8% no final de 2023, devido à aquisição da CCR Re, que acrescentou 325 milhões de euros de dívida subordinada.

A Victoria está em Portugal desde 1930, estando presente em todos os ramos de seguros e sendo uma referência em seguros de saúde. Faz parte do Grupo SMABTP, fundado em 1859, segurador líder do setor da construção civil e obras públicas em França. No primeiro semestre deste ano, as companhias Victoria Vida e Victoria Seguros eram em conjunto o 14.º maior grupo em Portugal com 1,2% de quota de mercado.

Em 2023 atingiu 146 milhões de euros em prémios de seguros e resultados líquidos de 4,3 milhões. Com cerca de 300 colaboradores apresentava rácios de solvência em Portugal de 175,5% no ramo Vida e de 300% nos ramos Não Vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da seguradora Victoria classificados A+ pela Fitch Ratings

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião