Hoje nas notícias: Economia, isenções no IMT Jovem e RTP

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Quais foram os conselhos dados a Montenegro pelo grupo de 12 economistas com quem o primeiro-ministro reuniu? Ser dono de um imóvel que faz parte de uma herança ainda indivisa, de uma ruína, ou uma casa sem condições de habitabilidade impossibilita o acesso à isenção de IMT. A RTP pede 54 milhões ao Estado para saídas voluntárias e para o plano estratégico. Leia os principais destaques desta quarta-feira na imprensa nacional.

Economistas pedem a Montenegro mais crescimento e habitação

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reuniu-se com 12 economistas, na terça-feira, a partir das 9h, em S. Bento, para receber contributos na área da macroeconomia, no âmbito da iniciativa “Projetar Portugal”. Segundo o Jornal Económico, alguns conselhos foram unânimes, sinalizando ao primeiro-ministro a necessidade de mais ambição no crescimento económico, o que implica contratar mais mão-de-obra, o que só se consegue com mais habitação. Reforma da Administração Pública, desburocratizando e privilegiando o mérito, e a necessidade de manter os equilíbrios macroeconómicos, quer orçamental quer ao nível da dívida pública, foram outros dos conselhos transversais entre académicos e gestores que estiveram em São Bento.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Fisco aperta crivo no acesso ao IMT Jovem

Um jovem que seja proprietário de um imóvel em ruínas, mas que em tempos tenha sido usado para habitação não poderá beneficiar de isenção de IMT na compra da sua primeira habitação. O benefício estará igualmente vedado a quem tenha uma casa em “condições muito deficientes de habitabilidade” ou, ainda, se tiver recebido um prédio em herança e mesmo que este pertença a vários donos e faça parte ainda de uma herança indivisa, noticia o Jornal de Negócios, citando um entendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, que divulgou recentemente um conjunto de informações vinculativas sobre o tema.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

RTP quer financiamento de 54 milhões para saídas voluntárias e plano estratégico

A estação pública de televisão pede ao Estado o pagamento da dívida de 14 milhões através de um aumento do capital social para cobrir custos com 250 saídas voluntárias, apurou o Diário de Notícias. O financiamento de 40 milhões de euros junto da banca e venda de património estão entre as medidas propostas ao Governo para compensar o impacto do fim da publicidade na RTP.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Milhares de dados pessoais da Internet expostos em ataque informático

Os serviços públicos digitais ainda não recuperaram totalmente do ataque informático do passado dia 10, que impediu o acesso a milhares de cidadãos e empresas, apesar de a Agência para a Modernização Administrativa estar a implementar medidas para “garantir que a normalização dos serviços ocorra de forma progressiva e segura”. Entre os serviços ainda afetados encontrava-se na terça-feira o das receitas médicas do Serviço Nacional de Saúde, que estavam a ser remetidas por correio eletrónico. Os serviços digitais de autenticação com Chave Móvel Digital (CMD) e com Cartão de Cidadão, bem como o das Notificações Eletrónicas, já estavam esta terça-feira a funcionar.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Ministério Público abre quase um inquérito por dia por crimes em lares de idosos

Os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) deram início a 219 inquéritos por suspeitas de crimes em lares, nos primeiros oito meses deste ano. Segundo o Público, foi aberto quase um inquérito por dia nos 243 dias volvidos entre o início de janeiro e o fim de agosto. Com os processos de 2023 que ficaram por resolver, são atualmente 318 os processos em investigação, de acordo com dados da Procuradoria-Geral da República relativos ao final de agosto.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Economia, isenções no IMT Jovem e RTP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião