Exclusivo IAPMEI perde vice-presidente. Sara Carrasqueiro já mandou carta a despedir-se
Sara Carrasqueiro já não é a vice-presidente do IAPMEI. Apesar da experiência no cargo - tinha sido nomeada em regime de substituição - não foi apurada no concurso aberto pela Cresap.
Sara Carrasqueiro já não é a vice-presidente do IAPMEI. Sexta-feira foi o seu último dia em funções no instituto público e esta segunda-feira enviou uma carta de despedida, confirmou o ECO junto de várias fontes.
A responsável entrou em funções em julho de 2023 e foi o nome escolhido pelo então ministro da Economia António Costa Silva para preencher o cargo que tinha sido criado um ano antes, para “reforçar a capacidade do IAPMEI na implementação do PRR”. Sara Carrasqueiro era assessora do conselho de administração da Serviços Partilhado do Ministério da Saúde (SPMS), antes de ocupar o lugar de ‘número dois’ do IAPMEI.
Sara Carrasqueiro tinha sido nomeada em regime de substituição, graças à sua “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas” ao exercício da função, de acordo com as palavras do então ministro da Economia.
Apesar da experiência no cargo, isso parece não ter sido suficiente para ser apurada no concurso entretanto aberto pela Cresap. Um procedimento iniciado antes mesmo de o ministro da Economia, Pedro Reis, ter decidido afastar Luís Guerreiro da presidência, que agora é ocupada por José Guilherme Pulido Valente.
A Cresap abriu concursos para os cargos de vice-presidente e de vogal a 2 de julho. Encerraram no dia 15 do mesmo mês, estando em fase de avaliação. A saída de Sara Carrasqueiro pode ser um indicador de que a decisão estará para muito breve, uma vez que lhe foi comunicado que não ia continuar em funções, ao que o ECO apurou.
Sara Carrasqueiro tinha sido nomeada em regime de substituição, graças à sua “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas” ao exercício da função, de acordo com as palavras do então ministro da Economia.
A cúpula diretiva do IAPMEI é composta ainda por um vogal, Nuno Gonçalves, que já terminou o mandato em março. O organigrama do instituto também tem previsto mais um vogal, que está vago desde abril, porque Marisa Garrido deixou o instituto para ocupar o cargo de secretária de Estado da Administração Pública.
Na primeira aparição pública como presidente do IAPMEI, na inauguração de um parque fotovoltaico da Riopele, em Vila Nova de Famalicão, José Pulido Valente defendeu que é preciso rever e agilizar processos de modo a fazer chegar o dinheiro mais depressa às empresas, potenciando novos investimentos e o desenvolvimento da economia.
Quem deixou também o IAPMEI, onde trabalhava desde 1998 e chegou a dirigir várias unidades, foi o antigo secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, que passou para o setor privado. A 1 de outubro iniciou funções na CrafGest Consulting, uma empresa especializada em consultoria de gestão, em especial de project finance, que pretende apoiar as empresas a angariar financiamento para investimentos e/ou reestruturações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IAPMEI perde vice-presidente. Sara Carrasqueiro já mandou carta a despedir-se
{{ noCommentsLabel }}