90% dos espanhóis consideram a moda como um fator-chave na construção da sua identidade pessoal

  • Servimedia
  • 13 Novembro 2024

Um estudo recente realizado pelo retalhista global SHEIN através da Ipsos Digital revela as principais prioridades dos consumidores espanhóis no domínio da moda.

90% dos espanhóis consideram a moda como um fator-chave na construção da sua identidade pessoal, de acordo com os resultados de um estudo apresentado pela SHEIN, o retalhista global de moda e estilo de vida online, e elaborado pela plataforma de estudos de mercado Ipsos Digital, que analisa os hábitos e preferências dos consumidores espanhóis no que diz respeito à compra de moda.

Realizado junto de mais de 1.000 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, espalhadas por todo o país, o estudo oferece uma visão abrangente dos valores que orientam as decisões de compra em Espanha atualmente.

A moda, para além de ser uma expressão estética, afirmou-se como um fenómeno sociológico que reflete a evolução da sociedade e a dinâmica cultural. A moda sempre atuou como um espelho das diferentes gerações, das mudanças sociais e das transformações nos valores e estilos de vida, servindo ao mesmo tempo como um canal decisivo através do qual os indivíduos expressam a sua identidade e personalidade. Até 91% dos inquiridos afirmam interessar-se por moda, uma percentagem que se mantém bastante semelhante entre homens e mulheres, embora seja ligeiramente superior para as mulheres: 95% contra 88% para os homens. Existem também diferenças quanto à idade dos inquiridos: enquanto 93% dos inquiridos com menos de 40 anos se interessam pela moda, esta percentagem desce para 89% entre os inquiridos com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos.

O estudo avalia igualmente a dimensão que o fenómeno da moda ocupa na construção da identidade pessoal. Neste sentido, os dados confirmam que a moda não é apenas uma ferramenta para se vestir, mas tem também um papel identitário particularmente relevante. 95% dos inquiridos consideram que a moda desempenha um papel fundamental na construção da identidade pessoal, destacando o seu impacto sociológico.

Os resultados revelam diferenças entre as opiniões de homens e mulheres. 97% das mulheres consideram que a moda influencia a construção da identidade pessoal, enquanto 3% consideram que não tem qualquer influência. No caso dos homens, 93% consideram que tem influência e 7% consideram que não tem qualquer impacto.

Relativamente às diferentes faixas etárias, 97% das pessoas entre os 20 e os 40 anos consideram que a moda tem influência, enquanto 3% discordam. Este valor desce para 93% entre os adultos dos 40 aos 65 anos, que consideram, em menor grau, que a moda contribui para a construção da identidade pessoal.

Na mesma linha, outro aspeto relevante abordado no relatório é o papel da moda na criação e quebra de estereótipos. Os consumidores veem a moda como um veículo para romper com os padrões tradicionais de beleza e papéis de género.

De acordo com o estudo, 77% acreditam que a moda tem o poder de desafiar os estereótipos, com uma perceção semelhante entre homens e mulheres. Isto reflete a crescente procura de uma indústria da moda inclusiva e diversificada.

REDES SOCIAIS

Embora as redes sociais sejam uma importante fonte de inspiração, apenas 23% dos inquiridos as consideram o seu principal guia de moda, enquanto 77% preferem escolher as suas roupas de acordo com os seus gostos pessoais.

No entanto, os grupos etários mais jovens revelam uma maior dependência das redes sociais, o que evidencia uma oportunidade para envolver estes consumidores com conteúdos e tendências digitais. No caso dos homens com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos, a percentagem é de 32%, valor que sobe para 38% no caso das mulheres da mesma faixa etária.

Uma das questões mais relevantes para os consumidores é a diversidade de tamanhos, com 84% a acreditarem que a atual gama de tamanhos nas lojas de moda poderia ser melhorada. Entre as mulheres, este sentimento é ainda mais forte, com 88% a citarem a diversidade de tamanhos como um fator decisivo na escolha de uma marca. Para os homens, esta percentagem é de 81%.

Os resultados mostram que 52% dos inquiridos já tiveram dificuldades em encontrar o seu tamanho e 32% consideram que a gama de tamanhos nas lojas de moda é insuficiente. No caso das mulheres, mais de metade já teve dificuldades em encontrar o seu tamanho, enquanto no caso dos homens este valor é de 47%.

A acessibilidade, a qualidade e o estilo são outros dos principais fatores que os consumidores espanhóis consideram na escolha das marcas de moda. O estudo revela que a qualidade do produto (61%), o preço (58%) e o estilo (46%) são os três fatores mais importantes na decisão de compra. Neste sentido, até 57% dos inquiridos consideram que o preço do vestuário afeta positivamente a sua satisfação de compra.

Alessandra Bonito Oliva, Diretora de Comunicação da SHEIN em Espanha, afirmou que “este estudo realça a importância de oferecer opções de moda acessíveis, inclusivas e diversificadas que reflitam as necessidades e preferências dos consumidores espanhóis. Na SHEIN, continuamos empenhados em capacitar a auto-expressão para todos, independentemente da cultura, género, idade ou tipo de corpo. Em 2023, estamos a fazer atualizações significativas nas nossas linhas de produtos em Espanha com base no feedback dos clientes, avançando ainda mais no nosso compromisso com a inclusão”.

Álvaro Calvo Romero, Country Service Line Leader da IPSOS Observer, destacou ainda que “o relatório de resultados apresenta as principais conclusões de um inquérito a 1.000 pessoas com mais de 18 anos de idade: 18 a 28 anos, 29 a 41, 42 a 53 e mais de 54 anos, entre homens (50%) e mulheres (50%) e quota por região, permitindo obter as informações necessárias para gerar uma compreensão da sociedade, dos mercados e das pessoas e que são necessárias para a tomada de decisões”.

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