Repsol prevê maior procura por combustíveis renováveis em todos os transportes

A Repsol acaba de inaugurar uma fábrica de combustíveis 100% renováveis e tem planeadas mais duas. Uma aposta sustentada na previsão de que a procura crescerá em todos os transportes.

A Repsol está a reforçar a aposta nos combustíveis 100% renováveis. Inaugurou, este ano, a primeira fábrica na Península Ibérica exclusivamente dedicada à produção deste combustível, e já tem a construção de novas unidades em perspetiva, embora nenhuma em Portugal.

A aposta surge numa altura em que a petrolífera prevê um crescimento da procura em todos os segmentos de transportes, da aviação ao transporte marítimo. No que diz respeito ao transporte terrestre, a empresa espera que “em breve” passe a ser permitido, em Portugal, a venda de combustíveis totalmente verdes também a particulares.

“Os combustíveis renováveis são uma solução para todos os setores do transporte e prevemos um crescimento em todos os segmentos”, indica Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portugal, em declarações por escrito ao ECO/Capital Verde. Atualmente, a procura é maior no setor terrestre, complementa. Os “ambiciosos” objetivos de redução de emissões nos setores do transporte marítimo e terrestre, previstos, respetivamente, no diploma FuelEU Maritime e Red III, deverão impulsionar este consumo.

Quanto ao setor da aviação, “a nossa expectativa é que a procura de SAF [combustível sustentável para aviação] aumente consideravelmente na última parte do ano”, acrescenta Armando Oliveira, tendo em conta as exigências previstas no âmbito do RefuelEU Aviation. Esta legislação prevê a obrigação de incorporar 2% de SAF já em 2025.

"Os combustíveis renováveis são uma solução para todos os setores do transporte e prevemos um crescimento em todos os segmentos.”

Armando Oliveira

Administrador-delegado da Repsol Portugal

No transporte aéreo, a Repsol assinou acordos com a IAG, Iberia, Ryanair, Vueling, Air Europa e Volotea para os voos comerciais e com a Atlas Air para os voos de carga que efetua para o Grupo Inditex. No transporte marítimo, a Repsol fornece combustível renovável a companhias de navegação como a Royal Caribbean.

A petrolífera tem diesel renovável disponível na rede de estações de serviço em Portugal e Espanha, e assinou já vários acordos para fornecer empresas com este combustível. No transporte rodoviário pesado, tem clientes como a Delta, Grupo Barraqueiro, Grupo Bel Portugal e os Transportes Luís Simões. No transporte de passageiros, fornece combustível 100% renovável para os autocarros das equipas do Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal.

Em Portugal, temos esperança de poder comercializar, em breve, esta solução [combustíveis 100% renováveis] ao cliente final.

Armando Oliveira

Administrador-delegado da Repsol Portugal

Neste último segmento, o combustível 100% renovável da Repsol está disponível em mais de 500 estações de serviço na Península Ibérica, cerca de 50 das quais em Portugal. Entre janeiro e agosto deste ano, a Repsol vendeu nas suas estações de serviço 31 milhões de litros de gasóleo renovável, com os quais se poderiam dar mais de 11 mil voltas ao redor do mundo, ilustra a empresa.

Em Portugal, temos esperança de poder comercializar, em breve, esta solução [combustíveis 100% renováveis] ao cliente final, para que este possa dar o seu contributo na descarbonização e na sustentabilidade do planeta de forma imediata”, afirma o administrador-delegado da Repsol Portugal. De acordo com a empresa, de momento, só é permitida em Portugal a comercialização deste combustível a clientes de frotas cativas, isto é, frotas empresariais – quer sejam de carros, camiões ou autocarros. Isto, apesar de a comercialização destes biocombustíveis ser já de venda livre em “praticamente toda a Europa”. A Repsol em Espanha já comercializa também ao cliente particular.

Portugal fora da lista da Repsol para unidades de biocombustíveis

Para cobrir a procura a partir de 2030, será necessário que nos próximos anos entrem em funcionamento mais fábricas, tanto de biocombustíveis avançados como de combustíveis sintéticos”, alerta o gestor. A Repsol abriu este ano, em Espanha, a primeira fábrica na Península Ibérica que é exclusivamente dedicada à produção de combustível 100% renovável. Até 2030, pretende abrir mais duas unidades, mas nenhuma delas em Portugal

Esta fábrica em Espanha teve um investimento de 250 milhões de euros e tem uma capacidade de produção anual de 250 mil toneladas de combustíveis renováveis. A próxima unidade vai erguer-se em Puertollano e entrará em funcionamento no final de 2025, com uma capacidade de produção de aproximadamente 200.000 toneladas por ano de Diesel renovável (HVO).

O investimento é de apenas 120 milhões de euros, já que se tratará de uma reconversão de uma unidade do complexo industrial. Até 2030, a petrolífera espera acrescentar uma terceira fábrica ao seu portefólio, nos mesmos moldes: vai igualmente converter uma fábrica existente. A localização exata ainda não está decidida, mas já é certo que será em Espanha.

O país vizinho será ainda casa para a construção de uma “fábrica-piloto” para combustíveis sintéticos, desta feita em Bilbao. Um projeto em parceria com a Saudi Aramco, que tem previsto um investimento superior a 100 milhões de euros. Entrará em funcionamento em 2026 e terá capacidade para produzir anualmente 2.100 toneladas de combustíveis sintéticos para todos os setores dos transportes, sendo que o objetivo é testar e desenvolver a tecnologia para poder atingir a escala industrial antes do final da década.

"Para cobrir a procura a partir de 2030, será necessário que nos próximos anos entrem em funcionamento mais fábricas, tanto de biocombustíveis avançados como de combustíveis sintéticos.”

Armando Oliveira

Administrador-delegado da Repsol Portugal

A Repsol tem vindo a transformar os seus seis complexos industriais na Península Ibérica em polos multienergéticos capazes de converter diferentes tipos de matérias-primas residuais em combustíveis renováveis e outros produtos de baixa pegada de carbono. A nova fábrica em Cartagena é o primeiro grande projeto da empresa nesse sentido, sendo também a primeira unidade dedicada exclusivamente à produção de combustíveis renováveis na Península Ibérica.

A meta da Repsol é aumentar a percentagem de produção de combustíveis renováveis, atingindo a fasquia dos 1,5 a 1,7 milhões de toneladas até 2027 e entre 2,4 e 2,7 milhões de toneladas até 2030. A produção de combustíveis renováveis em Cartagena está a gerar margens “competitivas” e a expectativa é que estas aumentem à medida que a procura continue a crescer, acrescenta Armando Oliveira. Os combustíveis de baixo carbono permitem também reutilizar toda a cadeia logística existente.

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