5 coisas que vão marcar o dia
Reunião do G20 e indicadores económicos marcam a agenda internacional. Por cá, Governo reúne-se com sindicatos e Mário Centeno preside a última assembleia geral do BdP enquanto governador.
Lá fora, o dia fica marcado pela divulgação de indicadores a nível europeu e pelo último dia da reunião do G20, no Brasil. Por cá, sindicatos da Função Pública e Governo reúnem-se para discutir dois pedidos de autorização legislativa apresentados pelo Governo e Mário Centeno preside à última assembleia geral do BdP do primeiro mandato como governador.
Inflação da Zona Euro
Depois de uma primeira estimativa, divulgada no final do mês passado, o gabinete de estatísticas europeu, Eurostat, divulga esta terça-feira os dados finais relativos à inflação em outubro. O índice de preços terá voltado a acelerar para os 2%. Além dos dados da inflação, o Eurostat dará nota da balança de pagamentos, referente ao mês de setembro, e ainda as vagas de emprego, custo do trabalho e acidentes de trabalho.
Sindicatos da Função Pública reúne-se com Governo
As principais estruturas sindicais da Função Pública vão reunir-se com a secretária de Estado da Administração Pública no Ministério das Finanças para discutir dois pedidos de autorização legislativa apresentados pelo Governo com o objetivo de mudar o regime de férias, baixas médicas, direito à greve e sistema de avaliação da Função Pública (SIADAP), no Orçamento do Estado para 2025. BE, PCP e Livre já apresentam propostas de alteração para eliminar essas normas.
Última reunião de Centeno no BdP
Os mais de 1.700 trabalhadores do Banco de Portugal (BdP) foram chamados, esta terça-feira, para a reunião geral anual e, desta vez, os serviços de atendimento presencial do Banco de Portugal, como as tesourarias, não estarão operacionais. O momento marca a última reunião do primeiro mandato de Mário Centeno enquanto governador do BdP.
Termina cimeira do G20
O dia marca o fim da cimeira dos líderes das 20 principais economias do mundo, que estão reunidos no Brasil. Em cima da mesa esteve o debate de várias propostas, entre elas um pacto contra a pobreza e a fome e ainda a criação de um imposto universal contra os super-ricos. Portugal participou pela primeira vez como convidado, juntamente com Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para observadores da organização, assim como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Primeiro fórum do poder local no CCB
Esta terça-feira, o ECO organiza no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o primeiro fórum dedicado ao poder local. O evento vai reunir 14 autarcas, a academia, empresas e entidades relevantes para a organização do país que irão debater os temas mais prementes da atualidade, nomeadamente, a retenção e atração de talento, smart cities, marketing territorial e a dinamização da atividade empresarial. Poderá acompanhar o evento em transmissão em direto no site do ECO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}