Fundo Horizon autorizado a reforçar no Hospital de Loures para 60%
Governo autorizou a Luz Saúde a vender os 10% que possui da entidade gestora do edifício ao fundo criado por António Pires de Lima e Sérgio Monteiro, que já controlava quase metade dessa empresa.
O Governo emitiu esta quinta-feira um despacho que autoriza o fundo Horizon Equity Partners, de António Pires de Lima e Sérgio Monteiro, a adquirir à Luz Saúde a posição de 10% por esta detida na entidade gestora do edifício do hospital de Loures (Beatriz Ângelo).
Com esta operação, o fundo tem luz verde para reforçar a sua participação na HL – Sociedade Gestora do Edifício, S. A. para os 60%, depois de, em 2020, ter comprado quase 50% do capital desta empresa à Mota-Engil num negócio avaliado em 75 milhões de euros (dívida incluída).
“Não se verificam fundamentos para questionar a idoneidade, a capacidade técnica nem a capacidade económico-financeira do novo acionista e da entidade gestora do edifício, com a composição acionista visada, para o cumprimento adequado e integral do Contrato de Gestão do Hospital de Loures”, refere o despacho assinado pelo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Lopes, e pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.
A transmissão está, no entanto, sujeita a uma correção numa declaração de compromisso apresentada pela Luz Saúde. Em simultâneo, a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo ficou incumbida de verificar “todos os requisitos legais exigidos para a celebração da presente transmissão de ações”, refere o diploma publicado no Diário da República.
Em agosto de 2021, o Jornal Económico noticiou este reforço do fundo Horizon na empresa que controla o edifício do Hospital de Loures para cerca de 60%, referindo que o valor pago pelo fundo terá rondado os três milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo Horizon autorizado a reforçar no Hospital de Loures para 60%
{{ noCommentsLabel }}