Trump nomeia antigo general como enviado à Ucrânia e Rússia

  • Lusa
  • 19:43

O antigo general Keith Kellogg, num memorando recente, defendeu que "qualquer futura ajuda militar dos EUA exigirá que a Ucrânia participe em conversações de paz com a Rússia".

O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que vai nomear o antigo general Keith Kellogg, figura próxima e leal ao político republicano, como enviado para a Ucrânia e para a Rússia. “Ele está comigo desde o início! Juntos alcançaremos a paz através da força e tornaremos a América e o mundo seguros novamente!”, escreveu Trump numa mensagem na sua rede Truth Social.

Figura muito crítica sobre os milhões de dólares libertados pelos Estados Unidos para a Ucrânia, Donald Trump prometeu resolver a guerra entre Kiev e Moscovo ainda antes de tomar posse em janeiro, sem nunca explicar como. O antigo general nomeado pelos republicanos para liderar esta missão levantou a questão num memorando publicado em abril.

“Qualquer futura ajuda militar dos EUA exigirá que a Ucrânia participe em conversações de paz com a Rússia”, recomendava Kellogg nesse memorando, onde apelava ainda ao “adiamento da adesão da Ucrânia à NATO por um período prolongado”, a fim de “convencer [o Presidente russo, Vladimir] Putin a participar nas conversações de paz”.

Keith Kellogg, pouco conhecido do público em geral, presidiu brevemente ao Conselho de Segurança Nacional, o gabinete de política externa da Casa Branca, durante o primeiro mandato de Donald Trump (2017-2021).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump nomeia antigo general como enviado à Ucrânia e Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião