Portuguesas Biochip-Pathfinder e StoreNow vencem competição europeia

  • ECO
  • 29 Novembro 2024

Portugal tinha quatro startups a competir no "Jumpstarter", iniciativa promovida pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Vencedoras receberam um prémio de 10 mil euros.

Duas equipas portuguesas venceram as categorias “EIT Health” e “EIT InnoEnergy” na edição deste ano do programa “Jumpstarter”, promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). As portuguesas Biochip-Pathfinder e StoreNow foram premiadas com 10 mil euros na final da iniciativa que decorreu, em Budapeste, na Hungria.

O programa ajuda a criar novos empregos, traz novas competências e estimula o empreendedorismo na região”, refere Piotr Boulange, representante do programa EIT Jumpstarter, citado em comunicado. “Considerando que cada euro investido no programa gera 30 euros de financiamento externo para novas empresas, o EIT Jumpstarter é um verdadeiro trampolim para fundadores talentosos”, acrescenta.

O programa “Jumpstarter” é promovido pelo EIT e tem uma duração de sete meses. A iniciativa visa transformar ideias em startups preparadas para entrar no mercado, tendo, desde 2017, formado 1.180 talentos, criado 124 novas startups e 2.100 novos postos de trabalho, de acordo com o Painel Europeu da Inovação. Estas startups atraíram ao todo 150 milhões de euros de investimento externo até à data, segundo informa comunicado.

49 equipas a concurso, quatro nacionais

O programa, este ano, recebeu 600 candidaturas, destas 180 foram selecionadas para formação, das quais as 49 foram escolhidas para competir em Budapeste, divididas em nove categorias de vários setores, do alimentar ao energético.

Portugal tinha quatro equipas na competição: a BiochipPathfinder, a NexTheraTech, a StoreNow e a Wonky Wonders.

Em cada categoria foram selecionados três vencedores, perfazendo um total de 24 startups, que receberam, coletivamente, prémios no valor de 150 mil euros.

Quem são as vencedoras portuguesas

A Biochip-Pathfinder, vencedora na categoria de saúde, consiste num laboratório plasmónico em chip orientado por IA com uma ferramenta de diagnóstico para detetar de forma rápida a resistência antimicrobiana (RAM), que anualmente contribui para cerca de 5 milhões de mortes. A startup nacional competiu com a WellscanPro (Kosovo) e a NexThera Tech, também de Portugal.

Vencedora na categoria “InnoEnergy”, a StoreNow, é uma plataforma digital que faz a ligação entre os proprietários de habitações interessados em instalar sistemas de armazenamento de bateria e as empresas ou instaladores que oferecem soluções de energia renovável. Competiu com a Deltasort (Croáci) e Rehemp (Sérvia).

A competição contou também com outra equipa portuguesa, a Wonky Wonders, uma empresa de snacks, que competiu na categoria “EIT Food”..

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesas Biochip-Pathfinder e StoreNow vencem competição europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião