Há duas portuguesas nos prémios europeus de energia sustentável

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável (EUSEW2022) da Comissão Europeia reconhecem personalidades e projetos na área da energia sustentável.

duas portuguesas nomeadas nos Prémios Europeus de Energia Sustentável (EUSEW2022) da Comissão Europeia, que reconhecem personalidades e projetos na área da energia sustentável. Andreia Melo Carreiro (Innovation & Energy Advisor da Cleanwatts) e a investigadora Carla Silva Gonçalves estão nomeadas em “Women in Energy” e “Young Energy Trailblazer”, respetivamente. As nomeações estão a votação no site da Comissão Europeia.

Andreia Melo Carreiro concorre na categoria “Women in Energy” com Apostolina Tsaltampsi, presidente da primeira comunidade que apoia líderes mulheres na transição para a energia verde na Grécia, e Brita Schaffmeister, CEO da Dutch Marine Energy Centre (DMEC), uma ONG que visa acelerar soluções para a energia marinha.

Andreia Melo Carreiro

Cofundadora da Kinergy, empresa criada nos Açores, em 2022, para acelerar a transição energética em ilhas, Andreia Melo Carreiro colabora com a Comissão Europeia enquanto especialista externa. Foi adjunta do Secretário de Estado da Energia no XXII Governo Constitucional, tendo participado no desenvolvimento da legislação base do Setor Elétrico Nacional. Dirigiu o programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP) e desenvolveu os programas de incentivo ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com especial destaque na Componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios.

Atualmente, integra a equipa da Cleanwatts enquanto Strategic Projects, Innovation & Energy Policy Advisor e é membro dos Future Energy Leader Portugal da APE – Associação Portuguesa da Energia onde participou na criação da iniciativa Women Energy Portugal.

Carla Silva Gonçalves

Carla Silva Gonçalves foi nomeada para “Young Energy Trailblazer”, categoria onde concorre com a romena Timea Farkas (que está a desenvolver programas para melhorar a eficiência energética nas PME) e a francesa Marie Jeanmougin (a desenvolver trabalho na área da eficiência energética na renovação de edifícios).

Investigadora em matemática aplicada, com uma pós-graduação no INESC TEC no Porto, onde trabalha, Carla Silva Gonçalves está atualmente focada no projeto Smart4RES, financiado pelo programa europeu Horizon 2020, onde está a trabalhar dados para melhorar as previsões da geração de energia renovável. Em 2021, o protótipo deste projeto foi um dos cinco finalistas no  EIT Jumpstarter 2021.

Os finalistas foram selecionados para as categorias Innovation, Local Energy Action, Woman in Energy e Young Energy Trailblazer

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há duas portuguesas nos prémios europeus de energia sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião