5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 3 Dezembro 2024

A conferência anual Fábrica 2030 vai juntar empresários, gestores, políticos e académicos no Porto. Já o Governo vai divulgar o Plano de Ação para o Regulamento Europeu das Matérias-Primas Críticas.

Esta terça-feira, a conferência anual Fábrica 2030 vai juntar empresários, gestores, políticos e académicos no Porto. Já o Governo vai divulgar o Plano de Ação para o Regulamento Europeu das Matérias-Primas Críticas. O INE publica as estatísticas do comércio sobre as Unidades Comerciais de Dimensão Relevante referentes a 2023 e os dados sobre o rendimento e condições de vida em 2024. A marcar o dia está ainda a apresentação dos resultados da agenda do PRR “Embalagem do Futuro” e a decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre a queixa de Salgado.

Fábrica 2030 decorre no Porto

Esta terça-feira, a Fábrica 2030 vai juntar empresários, gestores, políticos e académicos para debater vários temas. A conferência anual decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e terá início às 9h15. O primeiro-ministro Luís Montenegro, o presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Moreira e o antigo vice-primeiro-ministro Paulo Portas são alguns dos nomes que vão marcar presença.

Governo apresenta plano de ação para matérias-primas críticas

Após a queda da refinaria de lítio em Setúbal, o Governo vai divulgar esta terça-feira, pelas 18h20, o Plano de Ação para o Regulamento Europeu das Matérias-Primas Críticas. Este plano de ação enquadra-se na legislação emitida pela Comissão Europeia em março de 2023, quando foi lançado o Regulamento das Matérias-primas Críticas. Este pretende dar resposta a um “aumento exponencial” da procura por matérias-primas como o lítio, cobalto e níquel, à medida que a UE deixa de investir nos combustíveis fósseis e aposta em sistemas de energia limpa que necessitam de mais minerais.

INE revela volume de negócios de unidades comerciais

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta terça-feira as estatísticas do comércio sobre as Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) referentes a 2023. Em 2022, existiam em Portugal 3.668 estabelecimentos classificados como UCDR, mais 0,5% face ao ano anterior. O pessoal ao serviço nestas unidades (122,4 mil trabalhadores) aumentou 0,7%. O volume de negócios (22,2 mil milhões de euros) cresceu 10,5% e o número de transações (1,0 mil milhões) subiu 13,7%. O INE publica também os dados sobre o rendimento e condições de vida em 2024.

Apresentação de resultados da agenda do PRR “Embalagem do Futuro”

A Agenda Verde para a Inovação Empresarial – Embalagem do Futuro, liderada pela Vangest em colaboração com a NERLEI, Instituto Politécnico de Leiria e CIMRL, vai apresentar os resultados e desenvolvimentos do projeto pelas 9h00, na Marinha Grande. A Embalagem do Futuro é um consórcio constituído por 79 entidades, de norte a sul do país, com um orçamento de 104 milhões de euros e um incentivo de 57 milhões de euros.

TEDH decide queixa de Salgado

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos vai decidir esta terça-feira sobre a queixa de Ricardo Salgado. O caso diz respeito a um processo administrativo instaurado contra Ricardo Salgado pelo Banco de Portugal. O recorrente alega que, devido a várias declarações públicas feitas pelo Governador do Banco de Portugal na altura, não foi ouvido de forma justa por um tribunal independente e imparcial e que o seu direito a ser presumido inocente foi prejudicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião