“Negociador habilidoso” com “propensão” para “construir pontes”. António Costa é uma das figuras mais influentes do Politico
Descrito como um "negociador habilidoso", em Portugal e na Europa, o jornal europeu indicou o novo presidente do Conselho Europeu como uma das figuras mais influentes de 2024.
Mesmo tendo ficado quase um ano longe da vida política por força de uma investigação judicial, o novo presidente do Conselho Europeu não passou despercebido aos radares do Politico que, este ano, voltou a considerar António Costa como uma das figuras mais influentes de 2024.
“Negociador habilidoso, com um historial de acordos complexos“, descreve a publicação europeia, António Costa assumiu a presidência do órgão que representa os chefes dos 27 Estados-membros no início do mês de dezembro depois de se ter demitido do cargo de primeiro-ministro em novembro de 2023, na sequência da Operação Influencer. Embora não tenha sido implicado, e a investigação prossiga, tanto o próprio como o Politico não consideram que a polémica vá condicionar o mandato de dois anos e meio à frente do Conselho Europeu.
Recordando as alianças governamentais “improváveis” que alcançou durante a sua governação, dentro e fora de Portugal, o Politico escreve que a “propensão” de Costa “para construir pontes – incluindo com o número crescente de figuras de extrema-direita no Conselho Europeu – é uma mais-valia para tentar chegar a acordos sobre temas polémicos“, sobretudo numa altura em que as discussões em torno da defesa, migração e comércio internacional sobem de tom.
“A capacidade de trabalhar bem com os outros também o ajudará em Bruxelas“, aponta o jornal, sobretudo uma vez que Costa irá suceder a Charles Michel na presidência do Conselho Europeu. O mandato do belga ficou marcado por vários momentos de tensão com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Segundo o Politico, as “gafes” de Michel são “amplamente” interpretadas como momentos em que o belga deixou “o seu ego descarrilar a sua presidência”.
Mas esse não deverá ser o cenário no caso de Costa que segundo o jornal mantém uma “relação de trabalho calorosa com von der Leyen” – um ativo que permitirá que as “instituições mais importantes da UE [União Europeia] trabalharem em conjunto e não umas contra as outras”.
António Costa (9º lugar) é assim um dos 10 nomes na categoria de “fazedor” (doer, em inglês), sendo caracterizado pelo Politico como alguém que domina a “arte do negócio”, ficando à frente da diretora-geral do departamento de comércio da Comissão Europeia, Sabine Weyand (10º). Na mesma categoria, constam nomes como o de Vladimir Putin (2º), Donald Tusk (3º) e Nadia Calviño (4º). A figura mais influente dessa categoria é a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Notícia atualizada às 20h42 com mais informações
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Negociador habilidoso” com “propensão” para “construir pontes”. António Costa é uma das figuras mais influentes do Politico
{{ noCommentsLabel }}