BNP Paribas compra gestora de ativos da Axa por 5,1 mil milhões
Após terem entrado em negociações exclusivas em agosto, o BNP Paribas Cardif e a Axa assinaram o acordo de aquisição da AXA Investment Managers. A operação deverá estar concluída em meados de 2025.
O BNP Paribas comprou a gestora de ativos do grupo Axa por 5,1 mil milhões de euros. Depois de terem entrado em negociações exclusivas no início de agosto, o BNP Paribas Cardif e a Axa assinaram oficialmente o acordo de aquisição da AXA Investment Managers. A operação deverá estar concluída em meados de 2025.
A assinatura que fecha este negócio no setor financeiro (gestão de investimentos) foi feita durante o fim de semana e surgiu na sequência da conclusão da consulta de informação estratégica com os representantes dos trabalhadores dos dois grupos, de acordo com a empresa francesa.
Prevê-se que a aquisição tenha um impacto no rácio CET1 do grupo BNP Paribas de 25 pontos base. Nos primeiros nove meses do ano, o BNP Paribas teve lucros de 9.366 milhões de euros, mais 1,5% do que em igual período de 2023.
“Esta assinatura marca um passo importante no processo de aquisição da Axa IM e na nossa parceria de longo prazo com a Axa. Antecipando o processo de conclusão, todas as equipas estão agora a trabalhar para receber os colaboradores e clientes da Axa IM no grupo BNP Paribas Cardif”, referiu Renaud Dumora, presidente do BNP Paribas Cardif e vice-COO do BNP Paribas.
A 1 de agosto veio a público que o BNP Paribas e a Axa se estavam a preparar – em conversações em exclusividade – para criar uma das maiores gestoras de fundos europeias com 1,5 biliões de ativos sob gestão. Mais concretamente, tornar-se-ia o principal operador da Europa na área da gestão de ativos de poupança a longo prazo para seguradoras e fundos de pensões, com 850 mil milhões de euros de ativos.
“A aquisição permitiria também que os negócios agregados beneficiassem da posição de liderança de mercado da Axa IM Alternatives e do histórico em ativos privados, o que impulsionará um maior crescimento junto dos investidores institucionais e de retalho”, especificou o BNP, quando confirmou o início das conversas com o grupo vendedor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BNP Paribas compra gestora de ativos da Axa por 5,1 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}