5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 6 Janeiro 2025

Neste Dia de Reis, o dia fica marcado pelo Seminário Diplomático, presidido por Luís Montenegro, e pelo arranque das negociações entre forças de segurança e Governo.

Neste Dia de Reis, o dia fica marcado pelo Seminário Diplomático, que será presidido por Luís Montenegro, e pelo arranque das negociações entre forças de segurança e Governo.

Montenegro preside Seminário Diplomático

Esta segunda-feira arranca mais uma edição do Seminário Diplomático, no Museu do Oriente, em Lisboa, um evento no qual participam membros do Governo, quadros da Administração Pública, das empresas, das universidades e demais setores estratégicos. Este ano, será presidido por Luís Montenegro. No programa, estava previsto que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fizesse o discurso de abertura mas a presença foi cancelada por motivos de saúde.

Como está o mercado de trabalho?

Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) dá conta das estimativas mensais referentes ao mês de novembro sobre o emprego, em Portugal.

Arrancam negociações entre Governo e forças de segurança

Esta segunda-feira, arranca mais uma ronda de ronda negocial entre o Governo, as Associações Socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e os sindicatos representativos dos profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) a propósito da valorização das carreiras. As reuniões terão início pelas 10h30 e decorrerão ao longo do dia no Ministério da Administração Interna.

Último dia de propostas para segundo troço da Alta Velocidade

Esta segunda-feira é o último dia de entrega de propostas para a construção do segundo troço da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, entre Oiã e Soure, com um preço máximo de 1.604 milhões de euros. Concurso foi lançado pela Infraestruturas de Portuga e prevê a conceção, projeto e construção de 71 quilómetros de uma nova linha de alta velocidade, a adaptação da atual Estação de Coimbra às necessidades da alta velocidade, a quadruplicação da Linha do Norte entre Taveiro e a entrada sul da Estação de Coimbra, uma nova subestação de tração elétrica na zona de Coimbra e ligações da LAV à Linha do Norte, nas proximidades de Oiã, Adémia, Taveiro e Soure.

Arranca julgamento da Operação Babel

O julgamento da Operação Babel, relacionada com a alegada viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanísticos em Gaia, arranca esta segunda-feira no Tribunal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto. Foram chamados a julgamento 16 arguidos (seis pessoas e 10 sociedades) nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP), incluindo o antigo vice-presidente da Câmara de Gaia Patrocínio Azevedo, o empresário Paulo Malafaia e Elad Dror, fundador do grupo Fortera, por dezenas de crimes económicos, nomeadamente corrupção e tráfico de influências.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião