Marrocos pondera obrigatoriedade de seguro para habitação
Governo contratou consultores para avaliar as necessidades reais de proteção e estudar a implementação de um quadro legislativo e um roteiro para a sua aplicação.
A autoridade de supervisão de seguros de Marrocos caminha na direção de tornar os seguros para habitação obrigatórios no país. Segundo avançou o Atlas Magazine, o supervisor contratou a ARM Consultants para avaliar as necessidades reais de proteção e estudar a implementação de um quadro legislativo e um roteiro para a sua aplicação.
O objetivo da iniciativa é reforçar a proteção do património face aos riscos, como catástrofes naturais.
De acordo com o jornal, a análise vai permitir fazer um balanço das ofertas comerciais locais e vai aproveitar as experiências internacionais para desenvolver uma estratégia adaptada às necessidades internas.
Em comparação, em Portugal o único seguro para habitação obrigatório é contra incêndio e apenas para edifícios constituídos por apartamentos, segundo indicado no sítio da internet da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
Marrocos com plano de contingência. Portugal fica para trás
O sismo que abalou Marrocos em setembro de 2023 expôs a vulnerabilidade das famílias, muitas das quais ficaram desprotegidas contra os custos dos sinistros.
Não obstante, o país tem um plano de contingência contra sismos mais robusto do que Portugal. Após um terramoto atingir o país em 2004, o governo marroquino desenvolveu um sistema de parcerias público-privadas para financiar previamente ao acontecimento a sua resposta aos sismos.
É um mecanismo assente em dois pilados: no Fundo Nacional de Seguro contra Catástrofes que apoia os tomadores de seguro privados com proteção total contra riscos catastróficos e um Fundo de Solidariedade para dar cobertura às pessoas sem seguro e aos membros mais vulneráveis da sociedade.
Por cá, apesar da vontade do setor segurador, ainda se espera pela criação do fundo sísmico. A ASF entregou ao Ministério das Finanças a proposta para a criação de um fundo para proteção em caso de eventos sísmicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marrocos pondera obrigatoriedade de seguro para habitação
{{ noCommentsLabel }}