BRANDS' TRABALHO Portfólio de Carreira: Uma Resposta à Nova Realidade

  • BRANDS' TRABALHO
  • 20 Janeiro 2025

Sofia Navarro, Senior Consultant EY, People Consulting, reflete sobre como as organizações podem apoiar os colaboradores na sua jornada de reinvenção, enumerando diferentes estratégias.

Se no passado a estabilidade e a previsibilidade eram os pilares dos percursos profissionais, hoje vivemos na Era da Mudança, onde a reinvenção das carreiras não é apenas desejável, mas essencial.

A ideia de uma carreira longa e linear está a ser substituída por um novo paradigma: uma carreira multidimensional, marcada pela variedade de papéis e pelo desenvolvimento de competências multidisciplinares. Esta abordagem reflete a diversidade e complexidade do mundo contemporâneo, abrindo portas para que os profissionais desenvolvam percursos mais flexíveis, que conciliam tanto os seus interesses profissionais como pessoais. Já não se trata apenas de se limitar a uma única função ou setor, mas sim de explorar novas áreas, adquirir competências e, acima de tudo, reinventar-se.

Contudo, este movimento de transformação traz consigo um desafio: como podemos moldar uma identidade profissional única num mundo repleto de possibilidades?

Sofia Navarro, Senior Consultant EY, People Consulting

Esta questão exige um reposicionamento tanto do indivíduo – que deve assumir responsabilidade sobre o desenvolvimento do seu próprio percurso – como das Organizações, que devem deixar para trás o sentimento de posse em “atrair e reter o talento dentro da Organização” e passar a investir no desenvolvimento das suas Pessoas para atingirem o seu melhor em diferentes contextos.

Neste sentido, a autora e oradora April Rinne, reconhecida pela Forbes como uma das “50 Leading Female Futurists”, introduz o conceito de portfólio de carreira, como uma solução para esta nova realidade. Mais do que um conjunto de experiências profissionais, trata-se de uma coleção dinâmica de vivências, competências, projetos e papéis desempenhados ao longo do tempo, tanto dentro como fora da Organização. Reposicionar a carreira como um portfólio em constante evolução, e deixar para trás a ideia de percurso “linear” a ser seguido.

Assim, um portfólio robusto reflete uma narrativa profissional diversificada e única, moldada pelas competências, prioridades e estilo de vida, criando um caminho flexível para o sucesso.

E como podem as Organizações facilitar a reinvenção profissional?

Para apoiar os seus colaboradores nesta jornada de reinvenção, as Organizações podem implementar ações estratégicas que fomentem a curiosidade, o desenvolvimento contínuo e a flexibilidade, tais como:

  • Cultivar um Mindset Flux: A definição de um mindset é o ponto de partida e alicerce para as restantes ações enquanto indivíduos. O mindset flux de April Rinne, trata-se da capacidade de encarar a mudança – desejada ou indesejada – como uma oportunidade, e não numa ameaça. É a capacidade de transformar o inesperado, e até o desafiante, em algo positivo e vantajoso para o desenvolvimento. Ao cultivar esta mentalidade de fluidez e adaptação, possibilita redefinir o nosso sentimento perante a mudança fazendo com que os desafios sejam enfrentados com otimismo, resiliência e inovação.
  • Estimular a diversificação e experimentação: As Organizações devem oferecer oportunidades para que os colaboradores experienciem novos papéis e desenvolvam competências diversificadas. Ações como projetos com equipas multifuncionais, programas de mobilidade interna, shadowing, aquisição de novas responsabilidades fora do âmbito da sua função e iniciativas que incentivem formatos inovadores de colaboração, ampliam o leque de competências e fortalecem a confiança para abraçar mudanças.
  • Implementar Programas de Mentoria: A mentoria é uma ferramenta valiosa para expandir perspetivas e desenvolver novas competências. A orientação de colegas experientes ajuda a desbloquear o potencial dos profissionais, oferecendo novas perspetivas e suporte contínuo para agarrar novos desafios e sair da zona de conforto.
  • Promover Modelos de Trabalho Flexível: A flexibilização de horários e a possibilidade de trabalho remoto, permitem que os colaboradores se envolvam em diversos projetos, inclusive externos à Organização. Esta flexibilidade amplia as possibilidades de crescimento profissional e permite explorar diferentes interesses, contribuindo para diversificação de experiências, fomentando um ambiente de inovação e desenvolvimento.
  • Apostar em Formas Diversificadas de Reconhecimento: Reconhecer a multiplicidade de papéis desempenhados pelos colaboradores é uma forma de reforçar o compromisso das Organizações e valorizar o impacto do desenvolvimento multidisciplinar do Talento. Exemplos disso incluem o reconhecimento pela participação em projetos multidisciplinares, envolvimento em hackathons de inovação como outras iniciativas que fomentem novas experiências.

Embora a reinvenção das carreiras represente um desafio, é também uma oportunidade para repensar o conceito de talento de forma mais dinâmica, criando harmonia entre os interesses individuais e as exigências organizacionais de um mundo em constante transformação. Ao criar ambientes que valorizam a adaptação e inovação, as Organizações abrem espaço para desbloquear novas capacidades, catalisar a criatividade e ampliar as possibilidades do seu Talento, impulsionando o sucesso organizacional.

Sofia Navarro, Senior Consultant EY, People Consulting.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portfólio de Carreira: Uma Resposta à Nova Realidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião