Lucros do banco Montepio quase quadruplicam para 110 milhões de euros em 2024
Banco liderado por Pedro Leitão destaca “recordes históricos em resultados líquidos, volume de depósitos de clientes, solvabilidade e liquidez” durante o ano passado.
O Banco Montepio reportou esta segunda-feira um resultado líquido consolidado de 109,9 milhões de euros durante o ano passado, quase quadruplicando (287%) o valor que tinha registado no ano anterior, em que os lucros tinham caído 16%.
Em comunicado enviado à CMVM, a instituição liderada por Pedro Leitão assinala que “o banco mais antigo de Portugal atingiu recordes históricos em resultados líquidos, volume de depósitos de clientes, solvabilidade e liquidez” durante o ano passado.
Em 2024, o desempenho financeiro foi determinado por um produto bancário de 499,1 milhões de euros, suportado principalmente pela margem financeira e pelas comissões, que ascenderam a 384,4 e 127,8 milhões, respetivamente. No final do ano passado, os recursos de clientes atingiram um novo máximo histórico de 14.959 milhões, após um crescimento homólogo de 11,9%.
O crédito a clientes performing apresentou um aumento de 4,8%, para 11.902 milhões de euros, “fruto de uma evolução positiva do crédito a clientes (bruto), num contexto de manutenção de critérios de concessão de crédito rigorosos”. Esta evolução foi acompanhada pela diminuição das exposições não produtivas (NPE) em 120 milhões (-32%), que reduziu o rácio de NPE para 2,1% (3,2% no final de 2023).
Num “ano marcado por forte dinamismo da atividade comercial e progresso na melhoria da qualidade dos ativos com prossecução da gestão prudente de riscos”, como destaca na nota enviada esta manhã ao mercado, os depósitos de clientes aumentaram 11,9% e ascenderam a 15 mil milhões de euros (70% no segmento de particulares).
Por outro lado, salienta ainda, a taxa de penetração no segmento de clientes da economia social e solidária foi de 28%, “consolidando a estratégia de contínuo acompanhamento especializado deste segmento enquanto pilar diferenciador”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros do banco Montepio quase quadruplicam para 110 milhões de euros em 2024
{{ noCommentsLabel }}