5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 11 Fevereiro 2025

Em dia de audições à ministra do Trabalho, a Carlos Costa e ao presidente do Fundo de Resolução, os impactos das decisões dos EUA vão a Parlamento Europeu. O INE divulga dados da construção e serviços

No dia em que o ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, e o presidente do Fundo de Resolução vão ser ouvidos em Parlamento sobre o fim do mecanismo de capital contingente do Novobanco também a ministra do Trabalho responderá aos deputados acerca das substituições em cargos diretivos do Instituto de Segurança Social e pelas suas declarações sobre a atualização das pensões. No Parlamento Europeu é dia de avaliar os impactos da política externa dos Estados Unidos na União e calcular respostas caso sejam aplicadas as taxas aduaneiras prometidas pelo presidente americano aos produtos da UE. O INE divulga dados sobre o setor dos serviços e da construção.

Novobanco leva Carlos Costa e o presidente do Fundo de Resolução ao Parlamento

O ex-Governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, e o presidente do Fundo de Resolução, Luís Máximo dos Santos, vão ser ouvidos no Parlamento sobre o fim do acordo de capitalização contingente celebrado que abre caminho para a venda do Novobanco . A audição vai decorrer na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública no âmbito do requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS). Para os socialistas, o acordo entre Fundo de Resolução e o Novobanco, que permitiu antecipar o encerramento do Acordo de Capitalização Contingente (CCA), que estava previsto para o final de 2025 representa “o sucesso das opções adotadas aquando da venda do Novobanco, em 2017, e desmente as previsões catastrofistas sobre a utilização do CCA e sobre a sustentabilidade do Novobanco”.

Qual a evolução dos salários nos setores dos serviços e da construção?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços referentes a dezembro do ano passado. Em novembro, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga de 5,3% e um crescimento de 2,5% face ao mês anterior. Já os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram variações homólogas de 3,2%, 9,7% e 0,5%, respetivamente. O órgão estatístico divulga ainda estatísticas da saúde referentes a 2024 nesta segunda-feira que se assinala o dia mundial do doente e também os índices de produção, emprego, remunerações na construção referentes a dezembro.

Ministra do Trabalho ouvida em Parlamento

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, será ouvida em Parlamento sobre as substituições em cargos diretivos do Instituto de Segurança Social a requerimento do Grupo Parlamentar do Chega e sobre as declarações proferidas relativamente à atualização do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e das pensões em 2025, a requerimento do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

Europa prepara resposta à ameaça de imposição de tarifas pelos EUA

A promessa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas aduaneiras sobre as importações de produtos da União Europeia (UE) “muito em breve” estará sobre a mesa da sessão plenária do Parlamento Europeu nesta terça-feira. Os eurodeputados vão debater sobre as reações da UE caso a ameaça se materialize.

Eurodeputados refutam Europa a dois níveis

O Parlamento Europeu irá debater com a Comissão acerca da decisão dos EUA durante a administração do ex-presidente Joe Biden de restringir a exportação de circuitos integrados utilizados para modelos de inteligência artificial (IA) para determinados países da UE, entre eles Portugal. Numa pergunta à Comissão os eurodeputados afirmam que a decisão representa um “desafio significativo para o funcionamento do mercado único da UE”, visto que divide os Estados-membros em diferentes níveis e compromete a abordagem comum da UE em matéria de IA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião