5 coisas que vão marcar o dia
Seis novos secretários de Estado tomam posse. O INE vai divulgar os dados do Índice de Custo do Trabalho e o Banco de Portugal vai revelar as estatísticas de fundos de investimento de 2024.
Esta quinta-feira, o INE vai divulgar os dados do Índice de Custo do Trabalho referentes ao quarto trimestre de 2024, o Banco de Portugal vai revelar as estatísticas de fundos de investimento de 2024 e o Eurostat os dados da produção industrial. A marcar o dia está ainda a toma de posse dos novos secretários de Estado e a apresentação das novas medidas para o combate da morosidade processual em Conselho de Ministros.
Tomada de posse dos novos secretários de Estado
Seis secretários de Estado tomam posse esta quinta-feira, no Palácio de Belém, na primeira remodelação do Governo. Após a saída de Hernâni Dias, no fim de janeiro, Montenegro aproveitou para mudar mais cinco governantes. Silvério Regalado, Maria Luísa Oliveira, Filipa Lima, Jean Barroca, Carla Rodrigues e Alberto Santos são os novos secretários de Estado.
Qual foi o custo das empresas com salários?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados do Índice de Custo do Trabalho referentes ao quarto trimestre de 2024. Os custos do trabalho suportados pelas empresas nacionais por cada hora trabalhada aceleraram no terceiro trimestre. No caso dos salários, houve um aumento de 8,4%, o que compara com a subida de 7,2% que tinha sido registada nos três meses anteriores.
BdP revela dados de fundos de investimento
Esta quinta-feira, o Banco de Portugal vai revelar as estatísticas de fundos de investimento de 2024. O ano de 2023 revelou-se positivo para a indústria de fundos de investimento e para os investidores que aplicaram as suas poupanças em fundos nacionais. O valor das unidades de participação emitidas pelos fundos de investimento cresceu 3,5 mil milhões de euros, contabilizando no final de dezembro 39,5 mil milhões de euros.
Eurostat divulga dados de produção industrial
O Eurostat vai divulgar os dados da produção industrial relativos a dezembro de 2024. Em novembro, a produção industrial recuou na zona euro e na União Europeia (UE) e Portugal registou a terceira maior quebra mensal entre os vários Estados-membros. A produção industrial caiu 1,9% na área do euro e 1,7% entre os 27 Estados-membros, em termos homólogos. Já na comparação com outubro, o indicador subiu 0,2% na zona euro e 0,1% na UE, mas em contraciclo, Irlanda (-5,8%), Luxemburgo (-3,9%) e Portugal (-3,4%) registaram os principais recuos.
Governo revela novas medidas para combater morosidade processual
O Conselho de Ministros desta quinta-feira vai aprovar novas medidas para combater a morosidade processual. O anunciou foi feito na segunda-feira pela ministra da Justiça. Sem especificar as medidas, Rita Alarcão Júdice sublinhou que o Conselho de Ministro será dedicado à Justiça e à corrupção e que poderá haver novidades em relação à distribuição dos processos judiciais, que tem sido criticada pelos vários intervenientes da Justiça.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}