Hoje nas notícias: Corrupção, ANA e cabaz das famílias
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A aprovação da reestruturação da agência anticorrupção na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira é uma das notícias em destaque na imprensa nacional, bem como o arranque das obras de melhoria no Aeroporto Humberto Delgado pela ANA, apesar da ação interposta pelo Ministério Público. Destaca-se ainda que os gastos com a habitação, despesas domésticas e a saúde ganharam peso no cabaz mensal de compras em 2024, ano marcado pela desaceleração da inflação.
Governo remodela agência anticorrupção e muda presidente
A reestruturação do Mecanismo Nacional Anticorrupção (Menac) vai ser aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, dias depois de se saber que Portugal caiu para a pior posição de sempre no Índice de Perceção da Corrupção. Uma das principais mudanças é a orgânica da agência, que vai contar com um conselho de administração composto por três elementos, sendo que um deles irá presidir à instituição. Os mandatos dos administradores terão a duração de quatro anos e serão renováveis por igual período.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
ANA contesta ação do MP e arranca com obras na Portela
Apesar da ação interposta pelo Ministério Público (MP), a ANA decidiu avançar com os trabalhos de melhoria do Aeroporto Humberto Delgado, determinados pelo Conselho de Ministros, e que foram consignados ao consórcio da Mota-Engil e da Vinci. No entender da concessionária, só uma providência cautelar interposta pelo MP teria um efeito suspensivo que impediria o avanço dos trabalhos, o que não foi o caso. As obras de melhoria do aeroporto da capital terão um investimento de 233 milhões de euros e deverão estar concluídas no final de 2026 ou início de 2027.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Habitação e saúde ganham peso no cabaz das famílias
Os hábitos de consumo das famílias portuguesas sofreram alterações no último ano, marcado por uma desaceleração da inflação para valores próximos dos 2%. Os gastos com a habitação, despesas domésticas (como a água, a eletricidade e o gás) e a saúde ganharam peso no cabaz mensal de compras, ao passo que os gastos com restaurantes e hotéis perderam peso. Esta mudança está refletida na fórmula de cálculo da inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) e atualizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Medina pressiona António Vitorino a avançar para Belém
Fernando Medina, ex-ministro das Finanças e antigo presidente da Câmara de Lisboa, pressiona António Vitorino a avançar com uma candidatura às eleições Presidenciais numa entrevista. “Está no seu processo de decisão e tem que ter o seu tempo. Ficarei particularmente satisfeito pelo país se decidir ser candidato”, afirma o ex-governante ao Público e à Rádio Renascença. Para Medina, o ex-comissário europeu “é a personalidade no país, em qualquer lado do espetro político, com melhor preparação e com melhores condições para ser um muito bom Presidente da República no quadro nacional e internacional que vamos viver nos próximos anos”.
Leia a entrevista completa no Público (acesso pago) e na Renascença (acesso livre).
Novo secretário de Estado fez ajustes diretos de 200 mil euros com sociedade de Montenegro
Silvério Regalado, deputado do PSD eleito por Aveiro, é a escolha do primeiro-ministro para substituir Hernâni Dias como secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. Antes de chegar ao Parlamento, Regalado foi presidente da Câmara de Vagos durante 11 anos, período durante o qual celebrou cinco contratos por ajuste direito, no valor de mais de 200 mil euros, com a sociedade onde Luís Montenegro era sócio, segundo a informação no Portal Base.
Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Corrupção, ANA e cabaz das famílias
{{ noCommentsLabel }}