5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2025

O INE vai divulgar os índices de preços da produção industrial e o Banco de Portugal divulga os dados das emissões de títulos de dívida pública. Em Brasília arranca a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira.

Esta terça-feira, o INE vai divulgar os índices de preços da produção industrial e o Banco de Portugal vai divulgar os dados das emissões de títulos de dívida pública, ambos referentes a janeiro. Em Brasília arranca a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira que reunirá as figuras mais altas dos dois países. A marcar o dia está ainda a reunião dos ministros das Finanças dos Estados-membros da União Europeia em Bruxelas e a apresentação de um relatório sobre os megaprocessos.

INE divulga preços na produção industrial

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar esta terça-feira os índices de produção industrial referente a janeiro de 2025. Em dezembro de 2024, os preços na produção industrial cresceram 1,6%, face ao mesmo período de 2023, taxa superior em 0,4% à registada em novembro. A variação mensal foi 0,2% (-0,2% em dezembro de 2023).

Arranca a Cimeira Luso-Brasileira

Começa esta terça-feira, a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, em Brasília, que reunirá as figuras mais altas dos dois países. Portugal e Brasil podem assinar cerca de 20 acordos em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, saúde, comércio, energia e cultura. Fonte da diplomacia brasileira próxima das negociações entre os dois países avançou que os acordos incluem ainda áreas como proteção de informação, mobilidade académica, cooperação policial, transição energética, crimes ambientais, saúde pública, entre outros.

Banco de Portugal divulga dados dos títulos de dívida

O Banco de Portugal vai divulgar os dados das emissões de títulos de dívida pública referentes a janeiro. Em 2024, as administrações públicas emitiram mais títulos de dívida do que amortizaram, o que não ocorria desde 2020. A diferença entre emissões e amortizações foi de 10,6 mil milhões de euros. Já o valor total de títulos de dívida ESG emitidos por residentes no ano passado cresceu 28%.

Ministros das Finanças reúnem-se em Bruxelas

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se esta terça-feira em Bruxelas. Em debate estará a competitividade e a redução de encargos regulamentares, o impacto económico e financeiro da agressão russa na Ucrânia, orientações para o orçamento anual da UE para 2026, o Relatório sobre o Mecanismo de Alerta 2025 e a Recomendação 2025 sobre a política económica da zona euro, recomendações relativas aos planos orçamentais-estruturais de médio prazo e a correção de situações de défice excessivo nos Estados-membros, e os planos de recuperação e resiliência alterados.

Como acelerar os megaprocessos?

Pelas 10h30, será apresentado o relatório do grupo de trabalho “Megaprocessos e processo penal: carta para a celeridade e melhor justiça”. A apresentação conta com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura (CSM), o juiz conselheiro João Cura Mariano. Este relatório resulta de um ano de trabalho dedicado à análise das razões para a morosidade dos megaprocessos e à proposta de soluções para tornar a justiça penal mais célere e eficiente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião