Turistas americanos superam espanhóis nos gastos em Portugal. Portugueses trocam Reino Unido por EUA

Em 2024, receitas turísticas em Portugal registaram um novo máximo histórico: cerca de 27,7 mil milhões de euros. Britânicos continuam a ser os turistas que mais gastam em território luso.

Os turistas britânicos são os principais responsáveis pelas maiores receitas turísticas de Portugal, seguidos pelos franceses e alemães. Contudo, em 2024, os norte-americanos roubaram o lugar aos espanhóis e já são a quarta nacionalidade que mais gasta em turismo em território luso. Por outro lado, os turistas portugueses também passaram a gastar mais em terras de ‘Tio Sam’ do que no Reino Unido.

Os dados do Banco de Portugal (BdP), publicados na quarta-feira, confirmam a tendência histórica de o país de ter receitas turísticas superiores às despesas no âmbito das viagens e turismo, obtendo, por isso, saldos positivos na balança de serviços. Em 2024, o saldo das viagens e turismo subiu para 20,9 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde 1948 (início da série histórica), representando 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Este quadro compara com o saldo de 19,1 mil milhões de euros alcançado no ano anterior e que correspondeu a 7,1% do PIB.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

A influenciar estes resultados esteve um crescimento de 8,8% das exportações de viagens e turismo face a 2023, com as receitas a atingirem o valor mais elevado de sempre: 27.651,51 milhões de euros. Ainda assim, o ritmo de subida abrandou face ao crescimento de 19,8% registado em 2023 comparativamente a 2022 – influenciado ainda pelo efeito base pós-pandémico.

Em 2024, os turistas do Reino Unido (4.117,82 milhões de euros) foram os que mais gastaram nas suas viagens a Portugal, seguindo-se os provenientes de França (3.223,77 milhões de euros) e Alemanha (3.120,65 milhões de euros), um ranking que se manteve estável face ano anterior.

Contudo, se em 2023 os turistas espanhóis ocupavam o quarto lugar na lista, no ano passado foram destronados pelos Estados Unidos, cujos gastos em Portugal ascenderam a 2.868,37 milhões de euros.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

As receitas com origem em turistas destas cinco nacionalidades representaram 58,4%, de acordo com cálculos do ECO. No ‘top 10’ dos turistas que mais receitas geraram para Portugal seguem-se os irlandeses, brasileiros, holandeses, suíços e italianos.

EUA ultrapassa Reino Unido como destino dos turistas portugueses

As importações portuguesas de turismo e viagens cresceram 6,8%, para 6.735,07 milhões de euros, o valor mais elevado desde 1948. Espanha manteve-se o principal destino dos turistas residentes em Portugal (com gastos de 1.512,4 milhões de euros), acompanhada por França (620 milhões de euros), tal como em 2023.

Em 2024, na lista dos países onde os turistas portugueses registaram maiores gastos seguiram-se os Países Baixos (403,08 milhões de euros) e Itália (380,37 milhões de euros). Porém, registou-se uma saída do ‘top 5’ face a 2023: o Reino Unido deu lugar aos Estados Unidos, com os turistas portugueses a registar gastos de 275,12 milhões de euros.

No total, os cinco principais destinos representam 47,5% do total dos gastos gerados lá fora pelos turistas residentes em Portugal.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas americanos superam espanhóis nos gastos em Portugal. Portugueses trocam Reino Unido por EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião