O Tsunami de Lesões; Sporting e Benfica afetados no meio-campo

Já o FC Porto vai medir forças esta segunda-feira com o Vitória SC no Dragão. Os leões não têm disponível qualquer médio de raiz da equipa principal para enfrentar o AVS SAD.

Normalmente os tsunamis aparecem depois de sismos. Contudo, antes do tremor de terra esta semana em Lisboa, já o Benfica e o Sporting haviam sido invadidos por uma grande onda de lesões. A situação atingiu tais níveis que os leões não têm disponível qualquer médio de raiz da equipa principal para enfrentar o AVS SAD e o Benfica também sente efeitos nessa área, a pensar no Boavista.

Já o FC Porto vai medir forças esta segunda-feira com o Vitória SC no Dragão, após ter sido eliminado da Europa League. A Primeira Liga é agora a única competição no horizonte dos azuis e brancos.

Quanto à última jornada, os principais destaques foram: a vitória do Benfica sobre o Santa Clara nos Açores graças a golo de Bruma (1-0); o empate do Sporting com o Arouca em Alvalade (2-2) e o triunfo do FC Porto ao Farense (1-0).

Já o Vitória SC e o Braga jogaram mais um Dérbi do Minho, numa partida sem golos. O Gil Vicente perdeu 2-0 com o Famalicão e Bruno Pinheiro deixou o comando técnico. Fora das quatro linhas, também há que destacar a morte de Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto.

Benfica x Boavista: Dois lados diferente da mesma moeda

Uma das maiores preocupações do Benfica é o meio-campo. Frente ao Boavista, Bruno Lage não vai pode contar com Florentino Luís, Manu Silva, Renato Sanches (lesões) e Leandro Barreiro (castigado). Orkun Kokçu está disponível depois de ter saído com queixas físicas no último jogo e Fredrik Aursnes será reavaliado, dado também o regresso de lesão e os muitos minutos nas pernas.

A confirmação foi dada pelo técnico das águias. Posto isto, espera-se um 11 inicial de maior rotação, face também às opções disponíveis.

No geral, o Benfica e o Boavista são dois lados diferentes da mesma moeda Primeira Liga: um com três vitórias consecutivas no 2.º lugar a lutar pelo título e o outro com sete derrotas seguidas no último lugar, não vencendo desde o dia 2 de novembro.

Depois de na primeira metade da época Cristiano Bacci tentar o seu máximo com um plantel super limitado, o técnico italiano colocou o lugar à disposição e veio agora Lito Vidigal e 10 reforços. Alguns deles, nomes sonantes.

Tomas Vaclik, Steven Vitória, Layvin Kurzawa, Osman Kakay, Sidoine Fogning, Vitalii Lystov, Marco van Ginkel, Moussa Koné, Gboly Ariybi e Abdoulay Diaby são os reforços do Boavista. Na estreia de Lito Vidigal e os “Vingadores”, Sidoine Fogning, Marco van Ginkel, Kurzawa e Steven Vitória foram os únicos utilizados e o Boavista perdeu com o Estrela Amadora por 1-0. Falta ainda haver várias estreias e pode acontecer no Estádio da Luz diante o Benfica.

Nesta fase do campeonato, as águias só pensam na vitória, ainda mais a dois pontos do líder Sporting que escorregou com o Arouca na última jornada.

AVS SAD x Sporting: Contrata-se médios

O Sporting parece estar amaldiçoado, não há explicação. Nos últimos 5 jogos, os leões tiveram 6 lesões na primeira parte: João Simões e Hjulmand (Dortmund), Daniel Bragança e St. Juste (Arouca), João Simões novamente (FC Porto) e Geny Catamo (Farense). De acordo com a imprensa nacional, Morten Hjulmand tem uma suspeita de entorse no tornozelo esquerdo após magoar-se sozinho aos 15 minutos e João Simões pode falhar o resto da temporada. Sem também estes dois, o Sporting não tem qualquer médio de raiz da equipa principal para jogar com o AVS SAD. A aposta terá de passar por Zeno Debast a médio – algo já visto várias vezes com Rui Borges – e/ou elementos da formação.

No universo AVS SAD, o treinador Daniel Ramos não resistiu à crise de resultados: levavam apenas uma vitória nos últimos 11 jogos. No seu período, o técnico estreou-se ao ser eliminado da Taça de Portugal pelo Lusitano Évora, perdeu com o Braga na Primeira Liga e depois empatou cinco jogos seguidos, incluindo com o Benfica e Casa Pia.

Após essa série, foi derrotado pelo Nacional, ganhou o seu único jogo (nesse período) ao Gil Vicente e perdeu mais dois com o Vitória SC e Santa Clara. Rui Ferreira é o novo treinador do AVS SAD e estreou-se com empate fora com o Rio Ave (1-1).

FC Porto x Vitória SC: Dragão foca na Primeira Liga

O FC Porto sofreu a 10.ª derrota da temporada frente à AS Roma no jogo 37 e é o pior registo desde 2001/2002 (10D em 35J). Apesar disso, foi a primeira vez que Martín Anselmi perdeu no comando técnico dos dragões. Tirando este resultado, o argentino ganhou dois jogos (Farense e Maccabi Tel Aviv) e empatou três (Rio Ave; Sporting e AS Roma no Dragão).

No fundo, o plantel é curto e limitado, quer na segurança defensiva, construção ofensiva e soluções a partir do banco. Martín Anselmi terá de fazer limonada sem quase ter limões e é preciso reconhecer as dificuldades, procurando ainda assim o melhor possível. Sem a Europa League, os dragões podem agora focar-se apenas e somente na Primeira Liga.

Em relação ao Vitória SC, o conjunto de Guimarães está muito longe do nível apresentado no início da temporada. Desde que saiu Rui Borges no final de dezembro, o Vitória SC teve dois treinadores (Daniel Sousa e agora Luís Freire) e apenas venceu um jogo, tendo ainda sido eliminado na Taça de Portugal.

Com Luís Freire no comando, os vitorianos ganharam o tal desafio (2-0 ao AVS SAD) e levam agora dois empates consecutivos – o último frente ao Braga em mais um dérbi do Minho. O próximo desafio é no Dragão, contra o FC Porto.

O Vitória SC soube também esta sexta-feira que vai enfrentar o Real Betis nos oitavos-de-final da Conference League, após ter terminado a fase de liga da prova sem qualquer derrota no 2.º lugar com 14 pontos. À frente, apenas ficou o Chelsea.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Tsunami de Lesões; Sporting e Benfica afetados no meio-campo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião