Ex-CEO da Malo Clinic vai liderar Hospital da Cruz Vermelha. Antigo ministro de Durão é o novo chairman

Nova gestão inicia funções a 3 de março. Luís Filipe Pereira, ex-presidente do CES, será o presidente da administração. Pedro de Albuquerque Mateus, ex-CEO da Malo Clinic, lidera a comissão executiva.

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes, é o novo presidente conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha, que vai contar com uma nova equipa executiva que será liderada pelo antigo CEO e investidor da Malo Clinic, Pedro de Albuquerque Mateus.

A nova equipa de gestão do problemático hospital inicia funções já no próximo dia 3 de março e num quadro financeiro muito desafiante: voltou a apresentar resultados negativos no ano passado (-3,7 milhões de euros), acumulando prejuízos de 30 milhões de euros desde 2019.

O conselho de administração do hospital detido pela Santa Casa (54,79%) e pela Parpública (45%) vai ter como vice-presidente Maria do Carmo Neves, médica e gestora com funções de vogal na direção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e como presidente da Tecnimed (que fundou).

Já a comissão executiva terá Maria Ana Castello Branco nas funções de administradora com o pelouro operacional (COO) e Elisabeth Silva de Albuquerque enquanto administradora financeira (CFO).

Em comunicado, o hospital destaca a experiência da equipa executiva na gestão hospitalar, “reconhecidos pela sua capacidade e historial na recuperação e desenvolvimento de negócios, tanto no setor privado, como público e social”.

Nos últimos anos, o Hospital da Cruz Vermelha esteve em processo de venda que fracassou porque as ofertas em cima da mesa ficaram aquém das condições desejadas pela Santa Casa e Parpública. E uma das razões teve a ver com o facto de o hospital não ter todas as licenças para operar, como revelou o ECO.

No meio das dificuldades financeiras, os acionistas têm vindo a injetar dinheiro de apoio à tesouraria do hospital, que chegou a receber um milhão de euros por mês, embora as necessidades estejam a aliviar à medida que recupera atividade, segundo adiantou uma fonte ao ECO. Para este ano está previsto o breakeven operacional.

(Notícia atualizada às 11h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-CEO da Malo Clinic vai liderar Hospital da Cruz Vermelha. Antigo ministro de Durão é o novo chairman

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião