André Azevedo: “A fadiga ao volante custa anualmente cerca de 289 mil milhões de euros, só na Europa e nos Estados Unidos da América”

  • ECO
  • 20 Março 2025

André Azevedo, co-fundador e CEO da start-up WingDriver, é o convidado do quinto episódio do podcast ECO Auto, uma parceria do jornal ECO com o Mundo Automóvel.

Co-fundador e CEO da start-up WingDriver, André Azevedo, engenheiro informático apaixonado pela tecnologia, criou a empresa com um amigo que na mesma semana teve um acidente como o seu por ter adormecido ao volante.

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Neste episódio, André Azevedo revela que a WingDriver pretende com a sua aplicação reduzir a sinistralidade mas também contribuir para melhorar a educação e o comportamento dos condutores no dia a dia. “A fadiga é extremamente perigosa para a condução automóvel. A distração na condução é a principal causa de acidentes a nível mundial, ultrapassou o excesso de velocidade e em terceiro lugar vem o adormecimento que tem as consequências mais graves”.

Recolhemos alertas por todo o mundo, mas principalmente nos EUA e na Europa. Em Portugal estamos a trabalhar com várias empresas com resultados surpreendentes como é o caso da Bolt onde 77% dos condutores revelaram ter mudado a forma como conduzem na sequência dos alertas recebidos e 33% referem que os alertas permitiram evitar acidentes. A aplicação analisa a face do condutor e em tempo real deteta se o olho está aberto ou fechado, se está a olhar para o telemóvel, se está a comer ou a beber e emite um alerta sonoro e visual que varia consoante o perigo e a atividade naquele momento. Com os clientes que já detemos atualmente, a nível global, a WingDriver consegue quantificar uma redução aproximada de 30% nos comportamentos perigosos que geram acidentes e perdas. O objetivo até 2026 é o de reduzir 57% das mortes, atingir três milhões de utilizadores, e evitar 8 mil acidentes.

André Azevedo, co-fundador e CEO da start-up WingDriver, é o convidado do quinto episódio do podcast ECO Auto

A start-up posiciona-se no segmento ‘business-to-business mas abordar o setor das seguradoras é uma das metas, admite André Azevedo. “Em 2025 o objetivo é revolucionar o mercado segurador em Portugal. A forma como conduzimos deverá impactar o valor do seguro, uma vez que impacta o risco”. Os fabricantes de automóveis são igualmente um segmento de aposta com vista a que a tecnologia WingDriver possa ser incluída de raíz no software dos veículos.

A WingDriver está a apostar nos mercados espanhol, francês, alemão e sueco, além, de Portugal e Estados Unidos. Conta entre os investidores a Techstars e business angels dos Estados Unidos, um investidor português e um italiano. “Vamos este ano levantar uma ronda de 2,5 milhões de euros” com o objetivo de triplicar a equipa, com um forte enfoque na área de vendas, e reforçar o investimento para desenvolver funcionalidades que permitam fazer a análise do batimento cardíaco, stress e a identificação de potenciais paragens cardíacas e ainda a possibilidade de deteção de drogas e de álcool.

A aplicação da WingDriver está disponível para Android e iPhone e basta fazer o download e enviar um e-mail para o suporte da empresa.

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