BRANDS' TRABALHO “Investir nas pessoas traz benefícios e vantagem competitiva”
Cândida Morais, Chief Finance Officer & Events da Great Place To Work® Portugal, reflete sobre os 25 anos da organização, a evolução do mercado e a importância de colocar as pessoas no centro.
A Great Place To Work® Portugal celebra 25 anos a distinguir as melhores empresas para trabalhar, num momento que vai além da celebração e serve de impulso para o futuro. Desde a evolução da certificação até às novas exigências dos colaboradores, Cândida Morais, Chief Finance Officer & Events, reflete sobre o impacto da organização no tecido empresarial português e a importância de colocar as pessoas no centro das estratégias empresariais.
Aproxima-se mais uma edição dos Best Workplaces™, mas esta é especial, pois marca as bodas de prata da Great Place To Work® em Portugal. Parabéns!
Muito obrigada! E que bela trajetória, acompanhamos todos os grandes desafios destes 25 anos, ao lado e dando suporte a todas as nossas empresas GREATERs, hoje uma grande comunidade. Muitas empresas, hoje certificadas, ainda não existiam quando começamos. Alguns de nossos colaboradores hoje, nem tinham nascido. Somos o retrato dos valores pelos quais as empresas Great Place To Work® são reconhecidas, diferentes gerações que se complementam e aprendem juntas, inovação, equidade, inclusão. Muito mudou, mas nossos valores permanecem e hoje, perante um cenário mundial tão difícil, ainda são mais firmes e amplificados. Precisamos de mais empresas com os mesmos valores, na verdade, precisamos que o mundo se alinhe nestes valores. Assim, temos muito a celebrar. É um momento que queremos assinalar, mas, mais do que fazer uma retrospetiva, queremos que o nosso passado sirva de alavanca para o futuro.
Olhando um pouco para o passado, que mudanças tiveram mais impacto para a Great Place To Work®?
Destaco, sem sombra de dúvida, a criação e o desenvolvimento da nossa plataforma própria, Emprising™, que veio simplificar e melhorar a experiência das empresas. Por um lado, estas conseguem agora analisar de forma rápida e intuitiva os resultados dos questionários dos colaboradores, facilitando a implementação de medidas para mitigar oportunidades de melhoria identificadas. Por outro lado, a plataforma centraliza, num único acesso, toda a informação necessária para a jornada de reconhecimento. Além disso, permite monitorizar resultados, obter benchmarks, analisar dados por diferentes grupos, adicionar perguntas personalizadas ou NPS, entre outras funcionalidades.

E o processo de reconhecimento mudou?
Os critérios, para ser um dos Melhores Lugares Para Trabalhar, mantêm-se essencialmente os mesmos. Ouvimos os colaboradores através do questionário do nosso modelo, já integrado na plataforma Emprising™, e auditamos as políticas e práticas de gestão de pessoas. No entanto, hoje a perceção dos colaboradores tem um peso ainda mais significativo.
A nossa experiência mostrou-nos que não basta oferecer um amplo pacote de benefícios se estes não forem percebidos no dia a dia. Se os colaboradores percecionam um ambiente onde não existe confiança na liderança, onde se sentem sobrecarregados e ansiosos com a próxima solicitação, isso compromete toda a experiência. Foi também com base numa necessidade do mercado que surgiu a Certificação Great Place To Work®.
Uma necessidade?
Sim, podemos dizer que sim. Ao longo destes 25 anos, assistimos a um número crescente de empresas genuinamente empenhadas em criar um bom local de trabalho. Com mais organizações a colocar os colaboradores no centro das suas prioridades, criámos globalmente a Certificação para distinguir aquelas que realmente fazem a diferença.
É fácil perceber este movimento positivo, que nos ajuda a cumprir a nossa missão todos os dias: “Ajudar todas as organizações a serem um excelente lugar para trabalhar, para todos.” Quando começámos, existiam apenas 10 Best Workplaces™ (Melhores Lugares Para Trabalhar); hoje distinguimos 50 Empresas. Só em 2024, mais de 250 empresas em Portugal, com 10 ou mais colaboradores, participaram no programa e mais de 200 obtiveram a Certificação. Além disso, no ano passado, lançámos as distinções Best Workplaces™ IT e Wellbeing.
Enfim, até convenceram os mais céticos de que cuidar das pessoas não é um custo, mas sim um investimento.
Ainda não convencemos todos! Ainda… Mas os nossos estudos provam que investir nas pessoas traz benefícios e vantagem competitiva para as organizações.
Os nossos estudos em Portugal provam e as estatísticas comprovam que as empresas com culturas organizacionais focadas nas suas pessoas, quando comparadas com as médias dos mercados em que atuam, registam um crescimento financeiro 17% superior, 3x mais retenção de talento e colaboradores 2x mais propensos a recomendar a empresa. Além disso, equipas mais motivadas impulsionam a produtividade, tornando as empresas 2x mais eficientes. Estes fatores não só reduzem os custos de recrutamento, como também fortalecem o engagement interno e a competitividade no mercado.
Outro benefício é o acesso à comunidade Great Place To Work®. Muitas empresas que recebem o selo GPTW são posteriormente contactadas por mais fornecedores ou potenciais clientes, que reconhecem no nosso selo um sinónimo de ética e boas práticas na gestão de pessoas, fatores essenciais para estabelecer parcerias estratégicas. Desta forma, não há muito o que “convencer”, pois, quem vê nossa lista de empresas Certificadas e seus impactos no mercado, sabem que fazer parte desta comunidade só trará benefícios a todos, colaboradores e organizações.
"As empresas com as culturas organizacionais mais focadas nas suas pessoas, registam um crescimento financeiro 17% superior, 3x mais retenção de talento e colaboradores 2x mais propensos a recomendar a empresa
”
Nos últimos anos, assistimos também a um aumento do número de distinções e prémios relacionados com o ambiente de trabalho. Como vê essa evolução?
Há 25 anos, fomos os pioneiros em Portugal neste tipo de estudos, sendo o primeiro afiliado da Great Place To Work® a operar na Europa. Desde o início, o nosso compromisso foi dar voz àqueles que realmente importam: os colaboradores. Continuamos a evoluir para garantir que a experiência deles está no centro de tudo o que fazemos.
Isto é o que nos diferencia. Não somos nós que atribuímos o prémio, são os colaboradores, pois a sua perceção está na base da distinção. A Great Place To Work® é apenas a porta-voz. Nosso lema FOR ALL é realmente para todos! Significa que atendemos desde empresas com 10 colaboradores, muitas iniciando suas jornadas, como start-ups, e até multinacionais, presentes em mais de 150 países, com milhões de colaboradores. Esta amplitude, com os mesmos valores, metodologia e tecnologia aplicada é inigualável. Adicionalmente avaliamos tecnicamente as políticas e práticas das empresas, assim somos um verdadeiro repositório das melhores práticas do mercado.
Tendo como base o nosso questionário Trust Index™, testado e validado há mais de 30 anos em empresas de mais de 100 países, nos permite ter uma base de dados de longevidade e qualidade, proporcionando às organizações aceder a um benchmark robusto, único no mercado.
Como tem evoluído essa perceção dos colaboradores? Estão hoje mais exigentes?
Ser um bom lugar para trabalhar continua a significar um ambiente onde os colaboradores confiam em quem lidera, têm orgulho no que fazem e gostam com quem trabalham, independentemente do cargo ou função. O que mudou foi a forma de construir esse ambiente.
Se, no passado, um salário acima da média e um pacote de benefícios diferenciador eram suficientes, hoje os colaboradores valorizam cada vez mais fatores como o desenvolvimento pessoal e profissional, a conciliação entre vida pessoal e profissional e o equilíbrio entre trabalho e bem-estar. Já não estão dispostos a abdicar do seu tempo pessoal em prol de uma empresa.
Estas mudanças tornam fundamental ouvir continuamente os colaboradores. Ajustar e adaptar os ambientes de trabalho a novas perspetivas e experiências é o que distingue as organizações de sucesso.
Na GPTW, também evoluímos. O nosso questionário padrão passou a avaliar temas como inovação, employer branding e confiança na liderança, sempre com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional das empresas.
Falou há pouco sobre liderança. Como esta deve ser entendida?
A liderança molda a experiência dos colaboradores e, ao medir e melhorar continuamente essa experiência, transforma-se numa vantagem competitiva. São os líderes que dão o pontapé de saída para a missão, visão e valores da empresa e, mais do que discursos, são os seus comportamentos que servem de exemplo.
A liderança é responsável direta pelo sucesso do seu Employer Branding, pois este depende diretamente da experiência que seus colaboradores tem no dia a dia.
Os líderes atuais destacam-se pela proximidade e acessibilidade. O processo de decisão é hoje mais partilhado, e as empresas adotam estruturas mais horizontais. No entanto, apesar de vivermos na era da comunicação digital, a comunicação interna, seja horizontal ou vertical, ainda é um desafio para muitas empresas. Adaptar a forma como se comunica é essencial para garantir alinhamento e engagement.
E o futuro? Como vê os próximos 25 anos?
Todos aprendemos que nossos projetos têm de ser adaptados todos os dias. A realidade, seja por força de mudanças climáticas, geo-políticas ou de inovações tecnológicas, nos colocam à prova diariamente.
Neste mesmo momento, algo está acontecendo que pode mudar trajetórias. No entanto, nossa única certeza é que o ser humano estará presente, ou na criação, na programação ou ainda como usuário. O centro sempre será “as pessoas” e é nelas que temos que focar nossas estratégias, se quisermos ter organizações fortes e competitivas, que possam enfrentar todos estes desafios.
Assim, nossa tarefa será continuar a apoiar as empresas na criação de excelentes locais de trabalho, para que cada vez mais colaboradores possam viver essa experiência. O nosso suporte será cada vez mais tecnológico, com a evolução contínua da plataforma Emprising™, ajustando-se às necessidades do mercado. Já temos em nossos laboratórios de tecnologia inovações a serem implementadas a curto prazo.
Além disso, reforçaremos os nossos serviços de consultoria personalizada, expandindo a oferta de produtos voltados para a liderança.
Já as empresas enfrentam desafios emergentes, como a integração da inteligência artificial e a gestão de equipas multiculturais e distribuídas geograficamente. A chave para o sucesso será encontrar um equilíbrio entre tecnologia, diversidade e bem-estar. E para isso a Great Place To Work® sempre estará presente.
E no futuro mais próximo? O que podemos esperar da edição dos 25 anos da GPTW em Portugal?
Para além do bolo… O que mais nos orgulha é termos ouvido o maior número de colaboradores de sempre em Portugal. Em 2024, mais de 80.000 colaboradores participaram no processo que identificou os 50 Melhores Lugares Para Trabalhar, que serão reconhecidos a 26 de março.
Este número não é apenas estatístico, prova que os colaboradores confiam em nós e no nosso processo de escuta, sentindo-se à vontade para dar a sua opinião sincera e genuína.
Sobre esta edição, posso adiantar que será melhor que a de 2024 e com certeza será melhorada para a edição de 2026. É o que estamos fazendo de ano para ano e na verdade, o clima passou de cerimónia e desde 2023 é de pura festa, com boa música, boa comida, muitas risadas e as melhores empresas… não as “Best”!
Já se tornou um momento marcante no calendário das organizações reconhecidas e com certeza, elas servirão de inspiração para aquelas que ainda não fazem parte da nossa comunidade, mas que farão em breve!
Acompanhe a transmissão do evento de revelação dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal, dia 26 de Março a partir das 19h, clique aqui.
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