42 municípios dão mais descontos no IRS este ano
Carlos Moedas carregou no desconto face a 2023 e vai devolver 4,5% do IRS aos residentes em Lisboa. Porto dá desconto na ordem dos 1,5%.
Em ano de eleições autárquicas, há 186 municípios a dar desconto no IRS aos seus residentes, 42 dos quais reforçam o desconto no imposto, noticia o Expresso (acesso pago). Madeira, Faro e Guarda são os distritos mais generosos, enquanto Coimbra e Vila Real estão no extremo oposto.
Em Lisboa, por exemplo, Carlos Moedas vai dar 4,5% do imposto aos moradores, mas Sintra, liderada por Basílio Horta, e Cascais, com Carlos Carreiras, continuam a ficar com a totalidade do IRS para os cofres autárquicos. A norte, o Porto dará um desconto pelo segundo ano consecutivo, na ordem dos 1,5%, e em Vila Nova de Gaia a fatura de IRS encolhe 2,5%.
Desde 2007 que, através de uma alteração à Lei das Finanças Locais, as câmaras municipais começaram a poder “oferecer” aos moradores parte do IRS que o Estado central lhes transfere, até um máximo de 5%, um sistema cujo número de autarquias aderentes tem vindo a aumentar ao longo dos anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
42 municípios dão mais descontos no IRS este ano
{{ noCommentsLabel }}