Hoje nas notícias: Benfica SAD, IRS e sondagem

  • ECO
  • 28 Março 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O empresário José António dos Santos, conhecido como “Rei dos Frangos”, mostra-se recetivo a vender a sua posição na Benfica SAD mediante duas condições. Em ano de autárquicas, há 186 municípios a dar desconto no IRS aos seus moradores, sendo que 42 reforçam esse desconto face a 2023. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

‘Rei dos Frangos’ admite vender capital da Benfica SAD

José António dos Santos, que é o maior acionista individual da Benfica SAD, admite vir a vender a sua participação na empresa que gere o futebol do clube da Luz a um fundo de investimento ou outro interessado. Para essa possibilidade, impõe duas condições: “Depende do preço e do que esse fundo possa aportar ao SL Benfica”. Juntando a participação individual e o conjunto de ações pertencentes ao Grupo Valouro e Rações Valouro, o empresário controla 16,38% do capital da SAD do Benfica.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

42 municípios adoçam eleitores com mais descontos no IRS

Em ano de eleições autárquicas, há 186 municípios a dar desconto no IRS aos seus residentes, mais quatro do que em 2023, sendo que 42 reforçam os apoios. Madeira, Faro e Guarda são os distritos mais generosos, enquanto Coimbra e Vila Real são os mais forretas. Em Lisboa, por exemplo, a autarquia vai dar 4,5% do imposto aos moradores. O Porto dará um desconto pelo segundo ano consecutivo, na ordem dos 1,5%.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Aliança Democrática ultrapassa PS e Chega dá trambolhão

A coligação do PSD e do CDS (26,5%) ultrapassou e distanciou-se do PS (23,1%) nas intenções de voto desde a queda do Governo, segundo a mais recente sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã. Embora mantenha o terceiro lugar, o Chega cai dos 16,4% para 12,3%, enquanto a Iniciativa Liberal sobe para os 9,2%. À esquerda, apenas o Livre aumenta ligeiramente, para os 4%, mas fica à frente do Bloco de Esquerda (2,7%), do PAN (2,7%) e da CDU (1,8%).

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Pinto Luz sobre o Chega: “‘Não é não’, e ‘não é não’ até ao fim”

A menos de dois meses de novas legislativas antecipadas, o ministro das Infraestruturas sublinha que Luís Montenegro “é o rosto do ‘não é não'” ao Chega, e que é “‘não é não’ até ao fim”. “Ficou claro que era caminho – podia haver outros –, mas este é ganhador”, afirma Miguel Pinto Luz, em entrevista ao Público. Embora anteriormente tenha chegado a admitir que uma aliança com o Chega era “possível”, o governante mudou de posição, dizendo que “o Chega e André Ventura de há cinco anos não são aqueles que temos agora”. “Hoje a avaliação que faço é que o caminho que o Governo tomou é o caminho mais certo”, reitera.

Leia a entrevista completa no Público (acesso pago)

“A extrema-esquerda está a destruir a esquerda democrática por dentro”

“A extrema-esquerda não derrotou, nem derrotará, a esquerda democrática. Está a destruí-la por dentro”, considera António Barreto, em entrevista ao Diário de Notícias, apontando que Pedro Nuno Santos “inicialmente” era um sinal disso mesmo, mas que desde que é secretário-geral do PS “dá sinais de ser capaz de se libertar de algumas dessas inclinações”. O sociólogo diz que “a maioria absoluta de [António] Costa é um dos maiores desperdícios da vida política nacional” e que continua sem se assustar com o Chega. “O que realmente amedronta é a insistência dos partidos democráticos nos erros que provocam e estimulam o Chega e outros”, sustenta.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Benfica SAD, IRS e sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião