Hoje nas notícias: Lone Star, imigração e IRS
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A Herdade da Ferraria foi vendida por 1,5 milhões à mulher do presidente da GNB Real Estate, gestora de ativos imobiliários do Novobanco, um preço considerado “de saldo” por a propriedade ser edificável. O Governo em funções apresenta esta segunda-feira ao Conselho Nacional para as Migrações e Asilo uma série de medidas para acelerar a deportação de imigrantes sem direito a ficar no território nacional. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Gestor da Lone Star vende à mulher quinta do Novobanco a preço de saldo
A Herdade da Ferraria, com mais de 260 hectares, foi vendida em 2022 pela gestora de ativos imobiliários do Novobanco, a GNB Real Estate, pelo valor de 1,5 milhões de euros a Ana Flor Argos, mulher do presidente dessa entidade. A propriedade foi vendida como rústica e devoluta, apesar de possuir “capacidade edificatória de 50.441,14 metros quadrados, dos quais cinco mil para habitação própria”, e, segundo um responsável com experiência no setor imobiliário, a confirmação de edificabilidade da Herdade, na dimensão que se perspetivava, deveria ter elevado o preço, no mínimo, entre 10 a 15 milhões.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Governo apresenta medidas para acelerar deportação de imigrantes em situação irregular
O Governo vai apresentar esta segunda-feira, diante do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, um conjunto de medidas que visam acelerar a deportação de imigrantes em situação irregular. Entre elas consta a extinção da etapa processual redundante de primeira notificação para abandono voluntário do território nacional, o que vai diminuir em cerca de dez dias o prazo para sair do país, e reduzir os prazos de recurso para a decisão final de regresso. Este trabalho deverá ficar a cargo da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF). A apresentação ao Conselho liderado por António Vitorino é um ato consultivo, pois a entidade não tem poderes para aprovar ou não as medidas. Ademais, como o Governo está em funções de gestão, estas propostas dependem também de a AD vencer as eleições legislativas marcadas para 18 de maio.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).
AD vê nova “redução ambiciosa no IRS”
O ministro das Finanças vê uma nova “redução de IRS ambiciosa” se a Aliança Democrática continuar a liderar o Governo após as eleições legislativas antecipadas. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Joaquim Miranda Sarmento não avança um número em concreto, mas diz que será “muito focada na classe média”. Além da redução no IRS, pretende baixar a taxa de IRC para os 15%, um objetivo que vem das eleições anteriores.
Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Rendas subiram mais de 20% em 30 concelhos no ano passado
O valor mediano dos novos contratos de arrendamento aumentou 10,5% a nível nacional, atingindo os 7,97 euros, na segunda metade de 2024 face ao mesmo período do ano anterior. Mas, numa análise por concelhos, em 30 verificou-se um agravamento das rendas de mais de 20%, com Monção e Arganil a registar as maiores subidas — de 44% e 37%, respetivamente. Apenas 15 municípios apresentaram descidas nos valores por metro quadrado no segundo semestre do último ano.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Novo medicamento para o tratamento da obesidade chega às farmácias
O Wegovy, medicamento injetável que faz parte da nova geração de fármacos indicados para o tratamento da obesidade e do excesso de peso, vai poder ser prescrito pelos médicos em Portugal a partir de terça-feira. A venda nas farmácias está prevista arrancar no dia 7 de abril, mas não será comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), pelo que o preço mensal é de 244,80 euros. Atualmente, este medicamento é comercializado em 11 países europeus (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia e Suíça), bem como nos EUA, Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Lone Star, imigração e IRS
{{ noCommentsLabel }}