Exclusivo Banco de Fomento recebeu 2.930 candidaturas no primeiro dia das garantias pré-aprovadas

A larga maioria das candidaturas é para fundo de maneio. Comércio e a indústria lideram em número de candidaturas. 90% das candidaturas são de novos clientes.

O Banco de Fomento recebeu 2.930 candidaturas no primeiro dia de arranque das garantias pré-aprovadas no âmbito da linha BPF InvestEU, a 31 de março. Em causa estão 1.036 milhões de euros. De acordo com o balanço da instituição liderada por Gonçalo Regalado, a que o ECO teve acesso, o BPF “recebeu mais candidaturas em 24 horas do que nos últimos dois anos completos”.

A larga maioria das candidaturas é para fundo de maneio (745 milhões). Dos 1.036 milhões de euros globais, 252 milhões são para projetos de investimento e 40 milhões para sustentabilidade.

A estratégia de abordar diretamente as empresas por telefone ou email a informá-las de que têm uma garantia pré-aprovada – uma abordagem inovadora face ao que era feito até aqui – traduz-se em 90% das candidaturas serem de novos clientes num valor global de 872 milhões de euros.

O BCP, de onde vem Gonçalo Regalado, é o banco largamente destacado com o maior número de candidaturas (790) seguido da Caixa (102) e do Crédito Agrícola (77).

Em termos de setores económicos o comércio e a indústria lideram em número de candidaturas e no valor das mesmas. O comércio apresentou candidaturas de 287 milhões de euros (28% do total). As 828 candidaturas, têm um valor médio de 346 mil euros. Já na indústria as candidaturas somam 279 milhões (27% do total) e ascendem a 540. Assim, o valor médio é o mais elevado de todos os setores 516,9 milhões.

Mas há candidaturas de todos os setores — dos serviços à construção, passando pela logística e pela agricultura – e de norte a sul do país. Mas com especial incidência no Porto (220) e em Lisboa (191), mas também em Braga (148) e Aveiro (91) que apesar de terem valores distintos têm quase o mesmo valor: 299 e 250 milhões, respetivamente.

Gonçalo Regalado apresentou este programa de garantias pré-aprovadas na revelação do seu Plano de Ação, no qual definiu como meta abranger, num primeiro lote 50 mil empresas no início março, a quem será comunicado o valor de garantia que, em função dos resultados poderá ter em 2025. Outras 50 mil empresas serão notificadas em abril e depois outras 50 mil em maio, precisou. Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios o responsável revelou que emitiu 24 mil milhões de euros em garantias pré-aprovada na segunda semana de março.

Gonçalo Regalado explicou que o banco vai colocar três mil milhões de euros em garantias pré-aprovadas na mão dos empresários que têm projetos do Portugal 2030, do PRR ou do PEPAC para que possam, com as garantias, levantar o financiamento e assim acelerar o investimento. O CEO explicou que quer que o BFP seja “o banco parceiro dos fundos europeus” e por isso, todas as empresas elegíveis ao abrigo daqueles programas vão ser avaliadas em risco pelo próprio BPF para que possam receber garantias pré-aprovadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento recebeu 2.930 candidaturas no primeiro dia das garantias pré-aprovadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião