Dívida pública sobe pelo terceiro mês para máximos de ano e meio
Dívida pública atingiu os 277,2 mil milhões de euros em fevereiro, o valor mais elevado desde setembro de 2023.
A dívida pública subiu em fevereiro pelo terceiro mês seguido, tendo atingido os 277,2 mil milhões de euros, o valor mais alto desde setembro de 2023.
No segundo mês do ano, o endividamento das Administrações Públicas deu um salto de 2,9 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
Esta evolução deveu-se sobretudo ao acréscimo dos títulos de dívida (2,5 mil milhões de euros) e dos Certificados de Aforro (600 milhões de euros), adianta o supervisor financeiro.
Dívida pública volta a subir
Fonte: Banco de Portugal
A dívida pública líquida de depósitos também subiu 2,9 mil milhões de euros em fevereiro, fixando-se nos 259,7 mil milhões, o nível mais elevado desde junho do ano passado.
Embora a dívida pública esteja a crescer em termos nominais, a evolução é normal na primeira metade do ano, quando o IGCP realiza mais operações de financiamento do Estado para todo o ano. Sendo expectável que em outubro venha a registar uma queda expressiva, dado que vence uma linha de obrigações a 10 anos e Portugal precisará de fazer um reembolso de 11,9 mil milhões de euros.
Por outro lado, Portugal tem mantido uma tendência de redução do peso da dívida pública em relação ao PIB. Fechou o ano passado nos 95,3%, o rácio mais baixo desde junho de 2010.
(notícia atualizada às 11h34)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública sobe pelo terceiro mês para máximos de ano e meio
{{ noCommentsLabel }}