Tarifas de Trump afundam dólar. Euro em máximos de seis meses
Analistas alertam que tarifas podem levar à perda de confiança em torno do dólar. Euro está a acelerar para máximos de seis meses. Investidores procuram refúgio no franco suíço e no iene.
As tarifas anunciadas por Donald Trump estão a afundar o dólar e a levar os investidores a refugiarem-se no franco suíço e no iene. O euro está a disparar para o valor mais elevado em seis meses.
Trump anunciou uma tarifa base de 10% sobre todas as importações dos EUA, mas aplicará taxas alfandegárias mais elevadas em função do défice da balança comercial que os americanos têm com cada país.
O anúncio está a provocar uma forte aversão ao risco nas bolsas. E o mercado cambial também não escapa a este sentimento. Por exemplo, o dólar está a afundar quase 2% em relação ao euro. A moeda única está a acelerar quase 2% para 1,105 dólares, o valor mais elevado em seis meses.
Por seu turno, moedas refúgio como o franco suíço e o iene estão a ganhar terreno. A divisa japonesa avança para máximos de três semanas, registando uma subida acima de 1% para 146,63 por dólar. Já o franco suíço tocou o valor mais elevado em quatro meses nos 0,8754 por dólar.
Os analistas do Deutsche Bank alertaram para o risco de uma crise de confiança em torno do dólar. “A nossa mensagem geral é que existe o risco de que grandes alterações nas alocações de fluxos de capital substituam os fundamentos da moeda e que os movimentos cambiais se tornem desordenados”, avisou o analista George Saravelos numa nota citada pela agência Reuters.
Saravelos acrescentou que se o dólar continuar a cair isso seria uma má notícia para os bancos centrais.
“A última coisa que o BCE quer é um choque de desinflação imposto externamente devido a uma perda de confiança no dólar e a uma forte valorização do euro em cima das tarifas”, explicou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tarifas de Trump afundam dólar. Euro em máximos de seis meses
{{ noCommentsLabel }}