Governo pretende duplicar verba dos ‘cheques’ para elétricos
A ministra do Ambiente não se compromete com um montante, mas admite que seria "interessante pelo menos fazer outro tanto", ou seja, outros 13,5 milhões.
A ministra do Ambiente não se compromete com um valor adicional para atribuir mais ‘cheques’ para a compra de elétricos, mas admite que seria “interessante pelo menos fazer outro tanto”, ou seja, outros 13,5 milhões, duplicando a dotação do programa para este ano, avança o Jornal de Negócios. O concurso, que tinha aberto na segunda-feira, contava com uma dotação total de 13,5 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões se destinavam à compra de ligeiros de passageiros 100% elétricos por particulares e três milhões se destinavam à compra dos mesmos por instituições de cariz social. Para a compra de bicicletas convencionais, cujas verbas também já esgotaram, estavam destinados 200.000 euros, acessíveis a particulares ou empresas.
O Governo quer agora procurar financiamento adicional “para alargar” o número de beneficiários deste incentivo, disse ao jornal Maria da Graça Carvalho. Sobre onde poderá ir buscar essas verbas, a governante apontou que “há coisas que demoram a executar, que não executam, que desistem, e a gestão dos fundos é assim, quando não executam, quando demoram, tem que se pôr onde se executa”.
Depois de ter sobrado dinheiro no ano passado, este ano estão a faltar verbas para tantos pedidos de “cheques” para veículos elétricos. Embora já tenha sido reforçada a dotação para os apoios atribuídos ao Fundo Ambiental, assiste-se a uma forte procura que já esgotou os “cheques” disponíveis para algumas das categorias, entre elas a dos carros elétricos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo pretende duplicar verba dos ‘cheques’ para elétricos
{{ noCommentsLabel }}