Hoje nas notícias: minas, Novobanco e saúde

  • ECO
  • 7 Abril 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo diz que o incumprimento das “obrigações legais e contratuais” forçaram a terminar o contrato de concessão das minas de ferro de Torre de Moncorvo. O Novobanco está a ser alvo de queixa em tribunal por “negócio simulado” de 8,7 milhões de euros com quintas em Sesimbra. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Governo rasga contrato de concessão das minas de ferro de Moncorvo

O Governo rasgou o contrato de concessão de exploração das minas de ferro de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança. Um aviso assinado pelo diretor-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Paulo Carmona, e publicado na passada sexta-feira em Diário da República, torna pública “a resolução do contrato por iniciativa do Estado com fundamento no incumprimento das obrigações legais e contratuais”. A mineira britânica Aethel Mining, detida pelo português Ricardo Santos Silva e pela norte-americana Aba Schubert, diz que vai “exercer os seus direitos”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Novobanco alvo de queixa em tribunal por “negócio simulado” de 8,7 milhões em Sesimbra

No Tribunal da Comarca de Setúbal deu entrada, na semana passada, uma ação declarativa civil visando “a nulidade de negócio simulado” de 8,7 milhões de euros, assim como o “exercício de preferência” de duas quintas, na zona de Sesimbra, vendidas em 2024 pelo Novobanco a investidores liderados pelo Grupo Arié. O autor da queixa é um membro da família Espírito Santo, que alega que foi enganado pelo gestor espanhol Volkert Schmidt, que gere o portefólio imobiliário do Novobanco.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Doentes fazem centenas de quilómetros para levantar medicamentos

Em testes desde o final de 2024, o regime Dispensa em Proximidade, que permite aos doentes levantar a medicação hospitalar na farmácia comunitária ou num centro de saúde perto de casa, já devia estar a funcionar em todo o país desde janeiro, mas está atrasado. De novembro até agora, houve 59 dispensas para 46 doentes quando se estima que o regime possa beneficiar 150 mil pessoas. O Ministério da Saúde justifica o atraso com problemas de compatibilidade dos sistemas informáticos e prevê que, em maio, haja dois hospitais a concluir a fase piloto.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Canábis medicinal: o negócio milionário da Terra Verde de Ângelo Correia

Portugal é o segundo maior exportador mundial de canábis medicinal, apenas atrás do Canadá, e o número de empresas licenciadas tem vindo a aumentar, existindo atualmente 41 dedicadas ao cultivo, 24 para fabrico, 51 para importação e exportação e 15 para o comércio e distribuição desta planta. A primeira empresa autorizada a plantar foi a Terra Verde, em 2014, um negócio milionário para o empresário e ex-governante do PSD Ângelo Correia. A sociedade, sediada no Montijo, é agora detida pela gigante mundial do setor, a Curaleaf, uma multinacional acusada de ter ligações à Rússia e que foi financiada secretamente por Roman Abramovich.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Autobaixas disparam com vírus respiratórios

As autodeclarações de doença dispararam 33% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2024. Entre 1 de janeiro e 31 de março foram emitidas 157.788 autobaixas, mais 39.816 do que nos mesmos três meses do ano passado, de acordo com os dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde. Este aumento é justificado pela elevada transmissão dos vírus respiratórios, como o da gripe.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: minas, Novobanco e saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião