Concorrência alemã dá luz verde ao Unicredit para ficar com 30% do Commerzbank
Autoridade da concorrência alemã deu autorização ao banco italiano para ficar com 29,99% do Commerzbank. Unicredit já assegurou 28% do rival alemão.
As autoridades da concorrência da Alemanha deram esta segunda-feira luz verde aos italianos do Unicredit para ficar com uma participação de cerca de 30% no Commerzbank.
A decisão do Bundeskartellamt era esperada e surge depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter também dado autorização ao negócio há cerca de um mês.
Desta forma, o Unicredit tem caminho aberto para assumir uma participação de 29,99% no rival alemão, acima dos 9,5% que detém atualmente.
O banco italiano revelou no ano passado que assegurou uma posição de cerca de 28% através de um esquema de derivados, cuja concretização estava dependente de aprovação regulatória. Nessa altura revelou o plano de obter 29,9% do capital do Commerzbank, numa movimentação que foi mal recebida dentro do banco alemão e também pelo Governo germânico.
Agora, “o Unicredit poderá adquirir 29,99% do Commerzbank”, decidiu a autoridade da concorrência alemã.
Do lado do Commerzbank, que tem vindo a trabalhar no sentido de manter a sua independência, considera-se que a aprovação do Bundeskartellamt não muda o cenário. O Unicredit continua a ser um acionista do Commerzbank”, referiu o Commerzbank.
As ações do Commerzbank somam 1,68% para 22,36 euros, acumulando uma valorização de 42,61% desde o início do ano. O Unicredit avança 2,62% para 47,54 euros, ganhando 23,4% em 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concorrência alemã dá luz verde ao Unicredit para ficar com 30% do Commerzbank
{{ noCommentsLabel }}