Dinheiro aplicado em Certificados de Aforro ultrapassa 36 mil milhões pela primeira vez

As famílias aplicaram em termos líquidos mais de 726 milhões de euros em Certificados de Aforro em março. Neste mês, o 'stock' total bateu um novo recorde, acima dos 36 mil milhões de euros.

As subscrições de Certificados de Aforro continuam a aquecer. Em março, as famílias portuguesas aplicaram mais de 726 milhões de euros neste instrumento de poupança, em termos líquidos, elevando o stock total para um novo recorde de 36.481,37 milhões de euros, mostram os últimos dados do Banco de Portugal (ver gráfico).

Foi o sexto mês consecutivo de crescimento do stock de Certificados, que tem estado a bater sucessivos recordes, depois de, em janeiro, o dinheiro aplicado ter superado a fasquia dos 35 mil milhões de euros. A tendência representa ainda uma clara inversão face ao recuo do stock que se foi verificando ao longo de boa parte do ano passado.

Certificados de Aforro, stock total:

Fonte: Banco de Portugal

Os 726,32 milhões de euros subscritos em Certificados de Aforro em março representam mais do que os 630,66 milhões que foram aplicados em fevereiro. Em termos percentuais, o stock aumentou cerca de 2% entre estes dois meses, e mais de 7% face ao mesmo mês de 2024.

No acumulado, o montante das aplicações em Certificados de Aforro já ‘engordou’ quase 1.740 milhões de euros desde o início deste ano. Em 2024, no mesmo período — isto é, entre janeiro e abril — o stock encolheu mais de 63 milhões de euros, à luz da perda de rendibilidade.

Olhando para os Certificados do Tesouro, um instrumento de poupança em dívida pública com características diferentes, o stock total caiu pelo 41.º mês consecutivo, para 9.291,38 milhões de euros — longe do último máximo, acima dos 17.865 milhões de euros, registado em outubro de 2021.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dinheiro aplicado em Certificados de Aforro ultrapassa 36 mil milhões pela primeira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião