Novabase propõe aumento de capital de até 1,3 milhões para distribuir dividendos em ações

A Assembleia Geral de acionistas da tecnológica portuguesa realiza-se no próximo dia 22 de maio.

Os acionistas da Novabase vão votar um novo aumento de capital social dos atuais 1.072.866,06 euros para cerca de até 1,3 milhões de euros (1.348.263,30 euros) para distribuir dividendos por via de ações.

A deliberação vai realizar-se na próxima Assembleia Geral (AG), que está prevista para 22 de maio, de acordo com a informação transmitida esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O aumento de capital far-se-á através da “emissão de até 9.179.908 novas ações ordinárias, a subscrever e realizar pelos acionistas (…) que optem por receber novas ações, através de entradas em dinheiro correspondentes à aplicação da totalidade ou parte do respetivo dividendo em dinheiro”, segundo a proposta da administração.

O conselho de administração da empresa propôs, em fevereiro, o pagamento de um dividendo de 1,35 euros por ação, o que corresponde à distribuição de 48,3 milhões de euros pelos acionistas.

Já no ano passado, os acionistas da Novabase aprovaram em AG de acionistas a realização de um aumento de capital no valor de 796 mil euros para distribuir pelos acionistas que optem por receber os seus dividendos, no valor de 1,79 euros por cada título, em ações.

Num dos comunicados enviados à CMVM esta tarde, a tecnológica propõe também que os acionistas deliberem sobre a compra e venda de ações próprias. “Incluindo direitos à sua aquisição ou atribuição, sujeita a decisão do órgão de administração da adquirente seja de forma isolada, seja no contexto de programas de recompra de ações próprias que venham a ser aprovados nos termos legais”, lê-se no documento.

A Novabase viu os lucros afundarem 86,4% para 6,4 milhões de euros em 2024, depois de em 2023 terem mais que quintuplicado em relação ao ano anterior. A motivar a queda no resultado líquido, ainda assim positivo, esteve a venda da Neotalent.

“A evolução do resultado líquido foi impactada pelo ganho de 38,4 milhões de euros da venda do negócio Neotalent em 2023, apresentado em operações descontinuadas. Em 2024, foi registado um acerto à mais-valia após apuramento final das cláusulas de preço definidas no contrato”, esclareceu a Novabase.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase propõe aumento de capital de até 1,3 milhões para distribuir dividendos em ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião