Seguro só cobre perdas de exploração do apagão se houver dano no material

  • ECO Seguros
  • 18:37

Seguradoras excluem compensações por paragens de produção se não houver dano material direto. Coberturas variam caso a caso.

A corretora de seguros MDS veio esclarecer que as consequências económicas do recente “apagão” que afetou parte significativa das infraestruturas elétricas e tecnológicas em Portugal não estão automaticamente cobertas pelos seguros padrão, incluindo o que diz respeito a perdas de exploração.

“A redução, ou paragem total de produção ou prestação de serviços, os quais, não tendo como origem um dano material nas próprias instalações do segurado, não terão por tal enquadramento no âmbito da cobertura de Perdas de Exploração”, explicou fonte oficial da MDS. Na prática, se uma empresa não sofreu um dano físico direto – como uma máquina danificada por uma descarga elétrica – mas apenas ficou inoperacional devido à interrupção da rede, dificilmente poderá acionar o seguro por essa via.

No campo dos danos materiais, a MDS indica que os prejuízos causados por efeitos diretos de corrente elétrica em máquinas, transformadores, aparelhos ou instalações elétricas podem estar cobertos, mas apenas se a apólice de seguros patrimoniais incluir a cláusula de Riscos/Danos Elétricos, estando ainda sujeitos a franquias específicas. Já os stocks de bens refrigerados que se tenham deteriorado poderão estar protegidos ao abrigo da cobertura de Deterioração de bens refrigerados, também dependente do contrato.

Ainda assim, a corretora sublinha a aplicação destas coberturas “não é automática, devendo por isso serem lidos os clausulados caso a caso”

Quanto aos seguros de viagem, a MDS é clara: os efeitos do “apagão” são tratados como acontecimentos raros e, tal como sucedeu com a pandemia de covid-19, as consequências não estão abrangidas pela maioria das apólices standard. Não obstante, existem contratos que preveem compensações por cancelamentos ou atrasos de viagens provocados por falhas na rede elétrica ou tecnológica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguro só cobre perdas de exploração do apagão se houver dano no material

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião