Banco de Fomento espera lançar linha de 3,5 mil milhões para exportadores este mês
Gonçalo Regalado anunciou ainda que vai trabalhar para a criação de um fundo soberano de capital até ao final do seu mandato.
O Banco Português de Fomento (BPF) espera que a linha de 3,5 mil milhões de euros para ajudar as empresas exportadoras esteja ativa ainda durante este mês de maio, adiantou o CEO da instituição, Gonçalo Regalado, na conferência Banking on Change, organizada em Lisboa pelo ECO com a KPMG e a PLMJ.
“Estamos em negociações com Comissão Europeia para ter uma linha para os exportadores. São 3,5 mil milhões de euros que vão permitir aos exportadores portugueses ter uma linha para investimento como fizemos na Covid, mas ainda mais competitiva em termos de pricing”, disse o gestor.
“Queremos que a linha esteja ativa durante o mês de maio para todos os empresários exportadores, não para os exportadores para os EUA, mas para os 71 mil exportadores para todo o mundo”, acrescentou.
Gonçalo Regalado revelou que irá partilhar o protocolo da linha com os bancos comerciais “entre final desta semana e inicio da próxima ”.
“Que não falte segurança e estabilidade no acesso ao financiamento”, destacou o líder do banco de fomento. “Esperamos que haja boa tendência para que empresas portuguesas encontrem novos mercados”, afiançou.
“Portugal deve ter um fundo soberano de capital”
No mesmo painel, Gonçalo Regalado considerou que Portugal devia ter “um fundo soberano de capital” e anunciou que vai trabalhar na construção desse fundo até final do seu mandato.
“A nossa ambição é até final deste mandato criar e construir um fundo soberano de capital. O país deve ter isso. Os países desenvolvidos têm ou fundos soberanos ou bancos soberanos. É bom que Portugal tenha essa dimensão”, referiu o gestor.
Mas como irá ser financiado? “Nós temos uma proposta concreta no próprio banco, que está a ser trabalhada, estruturada e organizada para que possamos apresentar ao nosso acionista, que são os portugueses e o Estado”, explicou.
“O país deve ter instrumentos de capital. O capital é importante para as empresas”, disse Regalado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Fomento espera lançar linha de 3,5 mil milhões para exportadores este mês
{{ noCommentsLabel }}