REN retoma parcialmente importações de eletricidade de Espanha

O corte tem determinado preços de mercado da eletricidade mais elevados em Portugal do que no país vizinho.

A REN levantou a suspensão das importações de eletricidade de Espanha para Portugal, embora não totalmente. De quinta a segunda-feira, Portugal vai receber do país vizinho quase um terço da energia que estava a importar de Espanha no dia do apagão.

“Na sequência da situação de blackout ocorrida no dia 28 de abril de 2025 no Sistema Elétrico Nacional e do consequente processo de estabilização em curso, informa-se que a capacidade de interligação entre Portugal e Espanha estará limitada, no sentido importador, a 1000 MW, no período de 8 e 12 de maio”, lê-se numa nota no site da REN.

A REN, que opera as redes de transporte de eletricidade a nível nacional, tinha cortado os fluxos de energia com Espanha desde o dia após o apagão que deixou o país às escuras por mais de 10 horas.

O corte tem determinado preços de mercado da eletricidade mais elevados em Portugal do que no país vizinho. Esta quarta-feira, 7 de maio, o polo português do mercado ibérico marca um preço médio de 49,19 euros por megawatt-hora, enquanto Espanha se fica pelos 19,01 megawatts-hora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN retoma parcialmente importações de eletricidade de Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião