“Companhias têm de fazer seguros de saúde que as pessoas possam pagar”

Rodrigo Esteves, responsável pela rede de mediação de seguros da corretora MDS, reuniu parceiros para transmitir objetivos para este ano. Seguros de Saúde continuam estrelas, mas requerem inovação.

“Queremos promover um alinhamento com a mediação e também ouvir e procurar ajustar a nossa proposta de valor àquilo que são as necessidades transmitidas”, descreveu Rodrigo Esteves, diretor da MDS Partners, a área da corretora para o canal de mediação que conta com cerca de 500 corretores e agentes, o que foi dito no encontro que reuniu muita desta rede esta quarta-feira no Porto.

Rodrigo Esteves: “Se é muito caro ter um seguro com foco nas consultas, se calhar tem que se dar uma proteção base de hospitalização, porque as pessoas podem mesmo não conseguir pagar um internamento”.

Foi neste encontro que Rodrigo Esteves transmitiu as prioridades e explicou os recursos cedidos à rede mediadora pela MDS para atingir objetivos ambiciosos, referiu a ECOseguros sem especificar volumes. Contou com cerca de 120 pessoas em sala “a grande maioria são nossos parceiros”, disse.

Esta rede de Partners significa cerca de 15% do negócio da MDS em Portugal e, crescendo o negócio em 23%, foi o canal que mais subiu na MDS Portugal em 2024. A distribuição no grupo corretor conta com cerca de 40% nos riscos corporativos, 20% nos escritórios regionais – incluindo mediadoras adquiridas –, também 20% na área de retalho em que se destaca a Worten e concessionários automóvel. Tem ainda a área de riscos especializados e a Moneris Seguros como parte do segmento wholesale (grossista), em que a Partners apresenta hoje uma carteira de 50 milhões de euros por ano, com 65 mil apólices ativas.

Seguros de Vida e Saúde no topo dos objetivos

“Queremos que toda a rede tenha capacidade e acesso aos produtos não obrigatórios que são importantes para equipar os clientes, são importantes para proteger as vidas dos clientes” realçou Rodrigo Esteves “estamos a falar de seguros de vida, de seguros de saúde, e é aí que queremos equipar e pôr toda a nossa rede a trabalhar”, disse.

Na área de produtos de vida Rodrigo Esteves aposta no Vida Risco, associados a crédito, mas não só, “do ponto de vista das empresas, há soluções que passam muitas vezes por seguros de vida, produto hoje é visto como um benefício importante para as empresas, criando soluções para proteger as pessoas, fora daquilo que é o mais tradicional”.

Saúde foi produto estrela nos últimos três anos, mas a MDS vaticina que ainda tem muito grande potencial: “Há muita gente que não está protegida por seguros de saúde adequados, notamos isso nas empresas e em muitos clientes particulares”, garante Esteves.

No entanto, o aumento de preços pode estar a levar a um menor crescimento. “Tem havido aumentos de prémios significativos, não só mas também pela inflação dos custos dos prestadores de saúde”, diz o diretor da MDS, “pode ser a causa desse abrandamento, a capacidade de pagar dos consumidores não é elástica”.

A solução é proativa do lado de Rodrigo Esteves: “Cabe-nos a nós desafiar as seguradoras a encontrar soluções que as pessoas possam pagar, eu acho que ainda há muito espaço para crescer, para equipar muita gente que não tem ainda o seguro de saúde. Há muitas empresas ainda que se calhar, porque não podem pagar”.

Para Rodrigo Esteves têm de se encontrar soluções diferentes, “pode ter a ver com os capitais cobertos, tem que se encontrar soluções mais adequadas, se é muito caro ter um seguro com foco nas consultas, se calhar tem que se dar uma proteção base de hospitalização, porque as pessoas podem mesmo não conseguir pagar um internamento perante uma doença imprevista ou um mal súbito”.

Digitalização e mediadores mais disponíveis para clientes

O diretor da MDS Partners enfatiza que põe foco em ajudar os agentes a terem mais tempo para os clientes. “Imagine-se um agente de seguros a quem é pedido um seguro de saúde para uma família. Se o agente for consultar quatro ou cinco seguradores de saúde, fazer simulações, preparar o dossier, vai dedicar 80 ou 90% do seu tempo à pesquisa e a preparar as coisas todas, e depois 10% do tempo na venda, dedicado ao cliente”.

Para conseguir o contrário Rodrigo Esteves diz “queremos ter essas soluções, melhorar processos de simulação, permitir ter mais tempo para dedicar ao cliente dizer quais são os caminhos, quais são as opções, dedicar mais tempo à venda e menos à preparação da venda”.

A resposta para o gestor está na digitalização, na criação de soluções com tecnologia, eventualmente com a inteligência artificial e com “tudo o que permita que a nossa gente não esteja 80% do tempo a fazer o trabalho de bastidores”. Este trabalho é feito pela MDS para todos os nossos canais – garante Rodrigo Esteves – e é disponibilizado aos nossos agentes. Portanto, quem quiser trabalhar connosco, tem acesso a essas ferramentas”.

Para trabalhar com a MDS Partners o que é preciso? “Temos agentes que vêm falar connosco e começam connosco um projeto do zero e temos agentes com carteiras de 6 milhões de euros trabalhando em exclusivo connosco. Contamos com agentes com carteiras 3 ou 4 milhões, como temos agentes com carteiras de 50 mil euros, a adaptação à e da MDS depende apenas do tipo de necessidade das pessoas”, conclui.

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