⛽ Gasolina sobe meio cêntimo e o diesel desce meio cêntimo na próxima semana

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,508 euros por litro de gasóleo simples e 1,672 euros por litro de gasolina simples 95.

Os primeiros sinais de alívio na guerra tarifária estão a impulsionar os preços do petróleo, por isso, vai pagar mais para abastecer se a sua viatura for a gasolina. A gasolina deverá subir meio cêntimo e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado.

Quando for abastecer, passará assim a pagar 1,508 euros por litro de gasóleo simples e 1,672 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Caso esta tendência se venha a confirmar, é preciso recuar à semana de 3 de julho de 2023 para encontrar o litro do gasóleo mais barato (1,484).

Ainda assim, desde o início do ano, os preços do diesel já desceram 12,5 cêntimos e os da gasolina 7,4 cêntimos, caso se confirmem estes valores.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, a gasolina desceu dois cêntimos e o gasóleo 1,9 cêntimos, uma descida superior ao esperado pelo mercado que apostava para uma redução de 1,5 cêntimos nos preços do diesel.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estava esta sexta-feira a subir 1,85% para os 64 dólares por barril, ampliando os ganhos da sessão anterior (3%) e caminhando assim para um ganho semanal de 4%, apoiados pelo otimismo em relação às negociações comerciais entre os EUA e a China. Espera-se que as autoridades de ambos os países se reúnam este fim de semana, aumentando as esperanças de progresso na redução das tensões comerciais entre os dois maiores consumidores de petróleo do mundo, ajudando a aliviar as preocupações sobre a procura global de petróleo bruto.

O anúncio de um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido impulsionou ainda mais o otimismo do mercado.

Mas, os ganhos foram limitados pelos planos da OPEP+ para aumentar a produção, embora, os relatórios apontem para uma redução da produção de crude da OPEP em abril devido aos declínios na Líbia, Venezuela e Iraque. No início da semana, uma queda superior à esperada nos stocks de crude dos EUA e os primeiros sinais de uma potencial correção da oferta também ajudaram a manter os preços numa rota ascendente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Gasolina sobe meio cêntimo e o diesel desce meio cêntimo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião