Regulador da Califórnia autoriza State Farm a aumentar prémios de seguros habitação
Os novos prémios – aplicados a partir de junho – consistem num aumento de 17% para os proprietários da habitação própria, 38% para os proprietários de imóveis para arrendar e de 15% para os inquilinos
O regulador dos seguros da Califórnia autorizou a State Farm a aumentar os preços de seguros em 17% para todos os proprietários com seguro à habitação da seguradora numa tentativa de ajudar a companhia a recuperar capital após o aumento dos sinistros provocados pelos incêndios de Los Angeles, avançou o The Guardian.
A seguradora argumentou serem necessários aumentos dos prémios para ajudar a empresa e evitar uma crise financeira “terrível” que a poderia obrigar a abandonar mais apólices na Califórnia. Aliás, as dificuldades financeiras já existiam antes dos incêndios florestais que começaram a 7 de janeiro deste ano – e que vieram agravar a situação. Os novos prémios serão aplicados a partir de junho e vão chegar a cerca de um milhão de proprietários.
Os prémios vão também subir em 38% para os proprietários de imóveis para arrendamento e de 15% para os inquilinos. Em troca, a seguradora vai receber uma injeção de capital de 400 milhões de dólares da sua empresa-mãe e concordou em suspender a decisão de não renovar algumas apólices até ao final do ano.
Os novos prémios são temporários até que o Estado da Califórnia avalie o pedido da State Farm do ano passado para um aumento de 30% nos prémios para os proprietários de casas. As audiências relativas a esse pedido estão marcadas para outubro.
A empresa afirmou ter pago até esta semana mais de 3,51 mil milhões de dólares e estar a tratar de mais de 12.600 pedidos de indemnização devido aos incêndios.
Esta decisão surge no momento em que o regulador está a desenvolver um esforço de vários anos para convencer as seguradoras a continuarem a cobrir os riscos na Califórnia, à medida que os incêndios florestais destroem cada vez mais zonas residenciais. Há dois anos, várias seguradoras, incluindo a State Farm, deixaram de emitir apólices de seguros à casa em zonas de elevado risco de incêndios.
No ano passado, Ricardo Lara, comissário de seguros no Estado, revelou regulamentos destinados a dar às seguradoras mais margem para aumentar os prémios em troca de mais apólices em áreas de alto risco. Regras que encontram em vigor este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador da Califórnia autoriza State Farm a aumentar prémios de seguros habitação
{{ noCommentsLabel }}