Trabalhadores da Parvalorem e Imofundos sem aumentos este ano, avançam sindicatos
A política salarial nas empresas do Estado não se aplica para Parvalorem e Imofundos, porque “exclui expressamente as empresas em liquidação ou que tenham por objeto a liquidação de património”.
Os trabalhadores da Parvalorem e da Imofundos não terão revisão salarial este ano, com a administração a dizer que não são abrangidos pelo aumento no setor empresarial do Estado, segundo os sindicatos da banca afetos à UGT.
Em comunicado conjunto, divulgado esta quarta-feira, Mais Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) e Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias (SBC) afirmam que o Conselho de Administração da Parvalorem e da Imofundos enviou uma nota em resposta a pedidos de esclarecimento na qual diz que não haverá aumentos este ano.
De acordo com a administração, o despacho da secretaria de Estado do Tesouro e das Finanças sobre a política salarial nas empresas do Estado não se aplica para Parvalorem e Imofundos, porque “exclui expressamente as empresas em liquidação ou que tenham por objeto a liquidação de património”.
Mais Sindicato, SBN e SBC dizem que solicitaram à administração das duas empresas públicas uma reunião com caráter de urgência, por não compreenderem os argumentos apresentados. A administração regista que em 2025, “além das normais atualizações de diuturnidades dos colaboradores e pagamentos de prémios de antiguidade”, houve promoção de 12 trabalhadores da Parvalorem e de dois da Imofundos, concluindo-se o processo de atualizações.
“O foco centra-se agora na conceção de um plano de rescisões amigáveis em condições favoráveis aos colaboradores, em linha com o objetivo final de liquidação das sociedades, matéria que o Conselho de Administração está a preparar, com vista à sua publicitação no segundo semestre de 2025”, acrescenta a nota, citada pelos três sindicatos.
A Parvalorem foi criada pelo Estado para recuperação de créditos e alienação/liquidação de ativos do antigo Banco Português de Negócios. A Imofundos é uma empresa gestora de fundos de investimento imobiliário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores da Parvalorem e Imofundos sem aumentos este ano, avançam sindicatos
{{ noCommentsLabel }}