Feira profissional atrai fornecedores do têxtil e calçado de 12 países ao Europarque
A Intertex, que reúne 120 expositores provenientes de 12 países, arranca na próxima terça-feira no Europarque, em Santa Maria da Feira. Organização espera mais de 4.500 visitantes.
Vinte empresas portuguesas do cluster do têxtil e do vestuário vão marcar presença na Feira Internacional da Indústria Têxtil (Intertex) que decorre no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre 20 a 22 de maio. O evento conta com um total de 120 expositores provenientes de 12 países, que vão mostrar as últimas tendências.
“Esta é uma importante montra das indústrias têxtil e da maquinaria, do couro e do calçado, que se distingue pelo seu caráter marcadamente internacional”, diz o iberian manager da BGroup, empresa norte-americana responsável pela organização. “São cerca de 60% expositores estrangeiros que trazem a Portugal a matéria-prima, a inovação e a tecnologia fundamental para as empresas portuguesas”, afirma Antonio Brito, citado em comunicado.
São cerca de 60% expositores estrangeiros que trazem a Portugal a matéria-prima, a inovação e a tecnologia fundamental para as empresas portuguesas.
Em paralelo com a Feira Internacional da Indústria Têxtil acontece a Interleather & Shoes – Feira Internacional da Indústria do Couro, Calçado e Acessórios, e a ITF Intertex Machinery – Salão Internacional da Maquinaria da Indústria Têxtil. No total, estarão presentes 30 empresas portuguesas.
Ao longo destes três dias, a organização espera cerca de 4.500 visitantes provenientes dos quatro cantos do mundo, como designers, fabricantes de matérias-primas, de confeção e vestuário e de calçado, redes de lojas e compradores de retalho e importadores.
Nos 6.000 metros quadrados do Europarque ocupados pelo certame, continua também reservado um lugar para o Espaço Start-Up, dedicado às empresas que estão ainda em fase de iniciação, à procura de investimento ou a fazer crescer os seus negócios.
Este evento, que vai na quarta edição, é organizado com a chancela da BGroupUS – empresa norte-americana com experiência em feiras profissionais, e com o apoio da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário Confeção e Moda (Anivec), Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (Citeve), União das Associações do Comércio e Serviços (Uacs), da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, juntamente com as entidades de Turismo do Centro e do Porto e Norte.
“Estes apoios reconhecem a importância do evento para o tecido empresarial português no que se refere ao incentivo e à promoção nacional e internacional de que necessita. A ITF Intertex é hoje a feira internacional do setor têxtil com maior dimensão e crescimento em Portugal: mais de metade das empresas repetem a presença, o que certifica a qualidade do evento e a confiança que depositam na sua organização”, refere António Brito.
No total das anteriores três edições em Portugal, a Intertex contou com a participação de mais de 500 empresas e mais de 25 mil visitantes. Entre 2022 e 2024, registou-se um aumento de 22% e 34% do número de expositores e de visitantes, respetivamente, e a presença de visitantes estrangeiros cresceu cerca de 17%, de acordo com dados da organização.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Feira profissional atrai fornecedores do têxtil e calçado de 12 países ao Europarque
{{ noCommentsLabel }}