Trabalhadores da Teijin fecham acordo que prevê aumento salarial de 2%
As comissões sindicais detalham que além do aumento salarial, de 2% com um mínimo de 65 euros, o subsídio de alimentação vai também ser atualizado para 10,20 euros.
Os trabalhadores da multinacional japonesa Teijin fecharam acordo para um aumento salarial de 2% com um mínimo de 65 euros, após a realização de greves este mês.
A conclusão do processo negocial do caderno reivindicativo 2025 foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE) do Norte e do Sul em comunicado enviado esta quinta-feira aos trabalhadores.
Os funcionários da empresa de tecnologia da informação, química e farmacêutica, que tem uma unidade em Leça do Balio (Matosinhos) e outra em Palmela (Setúbal), tinham realizado greve nos últimos dias, reclamando aumento de salários justos e a efetiva negociação do caderno reivindicativo.
“As Comissões Sindicais do SITE-NORTE e SITE-SUL na Teijin saúdam todos os trabalhadores que aderiram à greve realizada nos dias 8, 9 e 12 de maio de 2025”. No comunicado, as comissões sindicais detalham que além do aumento salarial, o subsídio de alimentação vai também ser atualizado para 10,20 euros. As atualizações vão produzir efeitos no final de maio e terão retroativos a janeiro.
“É do conhecimento de todos que o processo negocial do presente ano foi bastante difícil e demorado. Os trabalhadores não fazem greve porque querem. Até porque sai-nos do bolso”, assinalam no mesmo comunicado. Nesse sentido, lamentam que “tenha sido necessário recorrer à greve, para que a administração da empresa mostrasse disponibilidade em encontrar uma solução que satisfizesse as reivindicações” dos trabalhadores.
“Sempre estivemos, e estaremos sempre, disponíveis para dialogar de forma séria, construtiva, com o objetivo de alcançar entendimentos que respeitem e valorizem os direitos dos trabalhadores e contribuam para a melhoria das condições de trabalho e do ambiente laboral”, acrescentam.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores da Teijin fecham acordo que prevê aumento salarial de 2%
{{ noCommentsLabel }}