Ventura volta a sentir-se mal depois de regressar à campanha

Líder do Chega voltou a sentir-se mal durante uma arruada no regresso à campanha. André Ventura foi transferido entretanto para o hospital de Setúbal, onde irá fazer um cateterismo.

O líder do Chega, André Ventura, voltou a sentir-se mal durante uma arruada esta quinta-feira de manhã, em Odemira, e foi retirado do local. O episódio ocorreu no dia em que regressou à campanha, depois de ter sido assistido no hospital de Faro na terça-feira à noite.

André Ventura chegou cerca de quinze minutos após o início da arruada em Odemira, prestou declarações aos jornalistas e percorreu alguns metros durante aquela ação de campanha. Poucos minutos depois de chegar, demonstrou estar a sentir-se mal e foi retirado da ação por elementos da equipa do partido para dentro do carro que tem usado nesta campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.

Cerca das 12:06 André Ventura foi assistido no local por uma ambulância do INEM, estando também presente uma ambulância dos bombeiros voluntários, que rapidamente chegaram ao local. Foi primeiro atendido no centro de saúde de Odemira e seguiu, depois, para o hospital de Santiago do Cacém.

André Ventura está estável, mas vai ser encaminhado para o hospital de Setúbal para fazer um cateterismo”, disse o diretor clínico do Hospital de Santiago do Cacém, em declarações aos jornalistas. Este exame serve para descartar uma doença cardíaca.

O diretor clínico assegura que os exames que foram realizados não mostram “nenhum problema cardíaco”, mas que é necessário fazer um cateterismo. “Sendo um segundo episódio optamos por contactar o hospital de Setúbal para fazer um cateterismo, que é um exame que vai observar se tem lesões a nível das artérias coronárias”, explica o diretor clínico, referindo que no hospital de Santiago do Cacém “não há serviço de cardiologia, apenas um médico cardiologista para realização de consultas”.

O líder do Chega, André Ventura, sente-se mal, durante uma arruada no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas, em Odemira, 15 de maio de 2025. NUNO VEIGA/LUSANUNO VEIGA/LUSA

O líder do Chega esteve ausente da campanha eleitoral na quarta-feira, dia em que tinha uma ação agendada para a tarde em Vila Nova de Milfontes, depois de se ter sentido mal enquanto discursava num jantar comício em Tavira. Num vídeo publicado na quarta-feira na rede social Instagram, gravado num hotel, o líder do Chega descreveu um “episódio muito assustador que [teve] pela primeira vez na vida” e agradeceu “de coração” o apoio recebido e o tratamento dos profissionais de saúde.

“Ainda não vou poder estar hoje na campanha, não me sinto ainda capaz disso. Estou a fazer essa recuperação por indicação dos médicos. Não devo fazê-lo, mas a campanha tem de continuar, temos de continuar a chegar às pessoas. Não estou ainda de regresso, mas é como se tivesse. Temos de continuar na luta”, referiu.

O presidente do Chega sentiu-me mal enquanto discursava num jantar comício em Tavira, no distrito de Faro, na terça-feira à noite, tendo sido retirado do palco e assistido no local. Depois, foi transportado para o Hospital de Faro, onde passou a noite em observação. Em causa esteve um espasmo esofágico resultante de problemas de refluxo gástrico, associado a um pico de tensão.

Marcelo recomenda “juízo” a Ventura para recuperar

O Presidente da República realçou que a campanha para as legislativas tem sido longa e intensa, aumentando o cansaço dos líderes partidários. Marcelo Rebelo de Sousa considerou que André Ventura deveria ter aguardado para retomar a campanha, desejando “juízo” para uma recuperação mais célere.

A minha experiência é que devia ter precauções e não lançar-se imediatamente, não se expondo muito num dia que ia ser logo a seguir muito quente, muito intensa. Como sabem na política, as pessoas abraçam, apertam, beijam. Isso já motivou noutro líder partidário um problema de tensão, de arritmia, é frequente”, afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “uma campanha como esta, muito longa e muito intensa na rua, aumenta a probabilidade da pessoa se sentir menos bem”. “Espero que recupere e tenha juízo“, desejou o Presidente da República.

(Notícia atualizada às 16h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ventura volta a sentir-se mal depois de regressar à campanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião