Curso de formação atrai profissionais brasileiros a Portugal

Esta é a segunda vez que a iniciativa se realiza na cidade e conta com o patrocínio da Prévoir e MDS e aborda as práticas europeias em produtos e distribuição em seguros.

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) do Brasil trouxe para o Porto profissionais do setor segurador vindos de norte a sul do Brasil para conhecer o mercado segurador português. Esta é a segunda vez que a iniciativa se realiza na cidade e conta com o patrocínio da Prévoir e MDS e aborda as práticas europeias em produtos e distribuição em seguros. O curso arrancou esta manhã e decorre até esta sexta-feira na Católica Porto Business School.

Luiz Ferraz, CEO da Prévoir, durante sua intervenção na iniciativa da ENS na Católica, focou-se no mercado segurador europeu e português.

Há essencialmente três fatores que justificam a participação de 21 profissionais nesta imersão internacional: compreender como é possível tornar-se distribuidor de seguros em Portugal, conhecer mais produtos noutros mercados e melhores práticas de distribuição de seguros, e a construção de relações profissionais na Europa, experiência internacional valorizada pelas empresas brasileiras.

Renato Gonçalves é responsável pela coordenação académica do curso. Com o apoio da Prévoir, teve acesso às ferramentas que lhe permitiram tornar-se mediador de seguros no país — atividade que já exerce, dedicando-se sobretudo à venda de seguros online a imigrantes brasileiros a residir no país.

“É um curso inédito no mercado de seguros em Portugal” que habilita os formandos a saber como se podem tornar mediadores de seguros em Portugal, explica Renato Gonçalves. Um dos requisitos fundamentais para a creditação é a posse da nacionalidade portuguesa, condição indispensável para o exercício da atividade. A sessão desta terça-feira “como ser um mediador de seguros em Portugal” será lecionada por Renato Gonçalves e Júlio Miranda.

O evento conta com o patrocínio da seguradora Prévoir e do grupo de corretagem MDS. Para além do apoio financeiro, ambas as entidades estiveram representadas por profissionais que integraram o painel de oradores. No primeiro dia, o CEO da MDS, José Manuel Fonseca, e o CEO da Prévoir, Luiz Ferraz, falaram sobre a evolução da MDS e o mercado segurador europeu e português, respetivamente.

Paulo Silva, Diretor Comercial da Prévoir, Renato Gonçalves, coordenador académico da iniciativa da Escola de Negócios e Seguros (ENS) no Porto e Luiz Ferraz, CEO da Prévoir.

Outras empresas do setor também estão representadas por oradores convidados, nomeadamente, lluni, Victoria, Real Vida, Doutor Finanças, Mudey. Para além das entidades patrocinadoras, o Grupo Ageas Portugal associou-se à iniciativa, acolhendo os participantes numa visita técnica às suas instalações.

O evento deverá realizar-se no mesmo formato daqui a um ano. “É ideia é voltar daqui a um ano ou daqui a seis meses consoante o interesse”. “O objetivo é voltar no mesmo formato”, com pequenas mudanças ao nível dos palestrantes, por exemplo, a estrutura é a mesma, explica o coordenador académico.

Na sua intervenção, Luiz Ferraz destacou os principais desafios do setor, entre os quais o envelhecimento da população. “O prolongamento da longevidade faz com que as pessoas queiram proteção à medida que vão perdendo autonomia física e mental”, afirmou. O CEO da Prévoir alertou ainda para as dificuldades no acesso das seguradoras ao resseguro para riscos emergentes, como a própria longevidade, bem como os impactos das alterações climáticas e os ciberataques, que se encontram entre os principais riscos enfrentados pelo setor.

Paulo Silva, diretor comercial da Prévoir, abordou as relações entre distribuidores de seguros e seguradoras, destacando temas como as comissões, os diferentes tipos de produtos e os diversos canais de distribuição — dos bancos aos mediadores tradicionais —, questões que suscitaram grande interesse entre os participantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Curso de formação atrai profissionais brasileiros a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião