“Estabilidade política é um ativo precioso nos tempos que correm”
Centeno avisa que Portugal deve estar preocupado com as dimensões que consegue controlar para evitar cair nos erros do passado.
“Portugal deve manter um quadro muito claro de previsibilidade, credibilidade e de estabilidade que tanto custou aos portugueses conseguir”, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.
“Quando isto é mantido, todas as decisões que todos nós temos de tomar se tornam mais fáceis”, acrescentou Centeno na conferência de imprensa de apresentação do Relatório do Conselho de Administração de 2024.
O governador tinha sido questionado sobre se a instabilidade política poderia dificultar a gestão da dívida pública. Centeno lembrou que o país tem beneficiado de um crescimento “muito significativo nos últimos anos”, de uma redução das taxas de juro nos últimos meses e de saldos orçamentais primários positivos.
É nos aspetos que o país consegue controlar – e do qual até tem sido um exemplo na Europa que “devemos focar e estar preocupados”, frisou o governador. “Qualquer alteração nesta dimensão obrigará a outros ajustamentos que quiçá não gostássemos de recordar”, atirou.
Centeno considerou por isso que “estabilidade política é um ativo precioso nos tempos que correm” e deu exemplo do que não deve ser feito.
“Não há nada pior para a condução das nossas vidas que enquadramentos políticos em que se toma decisões num dia e depois voltam para trás. Aquilo que temos observado nos nossos vizinhos do outro lado do Atlântico é elencar de como não conduzir políticas económicas”, exemplificou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estabilidade política é um ativo precioso nos tempos que correm”
{{ noCommentsLabel }}